III Seminário de Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias

Seminario multiplas midias

Dia 14 de abril de 2010, das 9h às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UDESC e o Museu Victor Meirelles, promovem o 3º Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias, dando continuidade aos eventos anteriores que aconteceram em 2008 e 2009.

O evento pretende prosseguir com o objetivo de apresentar diversas possibilidades para leitura de imagens que serão veiculadas, posteriormente, em uma publicação no website do Grupo de Pesquisa (www.gpae.ceart.udesc.br). Com isso, pretende-se tornar público, dividindo com a comunidade da arte, do design e do ensino de arte, trabalhos produzidos no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina suscitar o debate em torno deles. O evento contará com a apresentação de trabalhos de professores membros do Grupo, estudantes de Mestrado e Graduação, conforme a programação abaixo:

Programação do Simpósio

Coordenação da mesa 1: Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos Pessi

9:00h (?)
Débora da Rocha Gaspar (Doutoranda da Universidad de Barcelona)

9:20h Professores lendo imagens, mediados por tecnologias contemporâneas
Katyúscia Sosnowski (Mestranda – PPGAV/UDESC)

9:40h “Imagem também se Lê com as Mãos”: um relato a respeito da leitura de imagens com crianças cegas
Diele Fernanda Pedrozo de Morais (Mestranda – PPGAV/UDESC)

10:00h Intervalo

10:20h Immendorf: o Bricoleuse
Carolina Votto Silva (Mestranda – PPGAV/UDESC)

10:40h Noção de Obra de Arte: leituras a partir de Jean-Marie Schaeffer e Arthur Danto
Amanda Cifuentes (Mestranda – PPGAV/UDESC)

11:00h Leitura de Imagens e o Ensino da Arte
Maria Helena da R. Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina)

11:20h DEBATE

Coordenação da mesa 2: Profa. Dra. Sandra Ramalho e Oliveira

14:00h Fazendinha Tirol: possíveis leituras no sincretismo da propaganda de TV
Maria da Gloria Weissheimer

14:20h “Prova de Habilidade Específica: do verbal ao visual”
André Luiz P. dos Santos (Mestrando – PPGAV/UDESC)

14:40h Três painéis e um problema
Marcelo Pereira Seixas (Mestrando – PPGAV/UDESC)

15:00h A exposição e o efeito de sentido
Ana Lucia Moraes de Oliveira e Wagner Jonasson da Costa Lima (Mestrandos – PPGAV/UDESC)

15:20h Intervalo

15:40h Família e arte – semioses pictóricas na obra de Lasar Segall
Priscila Anversa (Mestranda – PPGAV/UDESC)

16:00h Boitatá Hipópode – leitura de imagem da obra de Franklin Joaquim Cascaes
Aline Carmes Krüger (Mestranda – PPGAV/UDESC)

16:20h Semiótica em duas gotas: Leitura de imagens de campanhas de vacinação do SUS
Christian Fernandes (IFSC)

16:40h Como explorar relações e possibilidades de interpretação desde o contexto da Cultura Visual
Mariane Blotta Abakerli (Doutoranda da Universidad de Barcelona)

17:00h DEBATE

18:00h Encerramento

Organização: Ação Educativa – Museu Victor Meirelles; Sandra C. Nunes; Sandra Ramalho e Oliveira

Informações:
gpae.udesc@gmail.com
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Vagas limitadas: 50 lugares. Pré-inscrição até 9 de abril de 2010.

Público-alvo: professores, estudantes de artes e público em geral. A carga horária do Seminário é de 07h/a. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência no Seminário. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 9 de abril de 2010 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 10 de abril.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.