Palestra: “Museus de arte contemporânea: uma proposta de abordagem”, com Elisa Noronha

Palestra Museus  de arte contemporanea

O Museu Victor Meirelles dá início a sua Agenda Cultural 2010 com a palestra “Museus de arte contemporânea: uma proposta de abordagem”, na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 14h.

A proposta da artista e pesquisadora convidada, Elisa Noronha, é apresentar uma reflexão acerca da natureza dos museus de arte contemporânea em geral, numa investigação onde busca a construção de um quadro teórico de análise destas instituições.

A palestra está relacionada à sua pesquisa de doutorado, em desenvolvimento na Universidade do Porto, Portugal, e abordará as implicações do processo de musealização da arte, refletindo sobre as relações, nem sempre pacíficas, entre o museu e a obra contemporânea. Os diálogos entre a arte contemporânea e as instituições destacam o caráter processual que adquire o museu de arte contemporânea ao se tornar parceiro e conceito na produção de obras de arte, caracterizando-se como um laboratório de pesquisa, comunicação e troca.

Sobre a ministrante:

Elisa Noronha é doutoranda do Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Museologia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde desenvolve uma pesquisa multidisciplinar sobre as questões instauradas pelo processo de musealização da Arte Contemporânea. Iniciou a pesquisa com uma bolsa de investigação concedida pela da Fundação Calouste Gulbenkian e, atualmente, é bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.