8ª Semana de Museus: Museus para a harmonia social – a partilha do sensível

8a Semana de museus

De 17 a 23 de maio de 2010, os museus brasileiros promovem a 8ª edição da Semana de Museus, um evento anual cujo tema, este ano, é “Museus para a Harmonia Social”. A Semana é proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) como forma de incentivar a participação dos museus brasileiros na Jornada Internacional de Museus, evento organizado anualmente em diversos países do mundo no dia 18 de maio, quando se comemora o dia internacional dos museus. A ocasião torna-se um convite para que as instituições se aproximem do público por meio de ações educativas e culturais.

O Museu Victor Meirelles preparou uma série de atividades fundamentadas na noção de “partilha do sensível”, na acepção utilizada por Jacques Rancière. Em livro homônimo, o pensador francês apresenta a idéia de se compartilhar a experiência sensível. Em síntese, o desafio é proporcionar uma nova distribuição dos saberes e ocupações na vida contemporânea. Neste caso, as práticas artísticas são entendidas como formas modelares da possibilidade dessa nova distribuição das “maneiras de fazer e nas relações com maneiras de ser e formas de visibilidade”.

Neste sentido, a programação do Museu Victor Meirelles buscará dialogar sujeitos e grupos provindos de diversas realidades: do universo dos grafiteiros, de grupos escolares, da Associação em Defesa dos Direitos dos Homossexuais e também do Grupo de Danças Ciganas Opré Romale. Todos estão convidados a participar dessa partilha!

Programação:

18, 19, 20 e 21/05/2010
Oficinas de inclusão socioeducativa para a comunidade da Grande Florianópolis, com a Escola Itati (comunidade Mbyá-Guarani, localizada no Morro dos Cavalos, Palhoça/SC), Escola Lucia Livramento Mayvorne (bairro Mont Serrat, Florianópolis/SC), Escola Simão José Hess (bairro Santa Mônica, Florianópolis/SC), Associação em Defesa dos Direitos dos Homossexuais da Grande Florianópolis (ADEH – Nuestro Mundo)

18 e 19/05/2010, das 18h30 às 22h
Oficina de graffiti, com Zezão. Inscrições até 13 de maio.

20/05/2010, a partir das 14h
Pintura de graffitis no Centro de Florianópolis, com Tim Tchais e Zezão.

22/05/2010, às 10h
Um sábado, uma obra, muitas histórias
Apresentação de espetáculo teatral especialmente idealizado para o Museu Victor Meirelles, com direção e atuação de Leon de Paula.

22/05/2010, às 11h30
Grupo Domínio Cigano
Apresentação de dança cigana no Largo Victor Meirelles.

——————————–

O quê: 8ª Semana de Museus: Museus para a Harmonia Social – A Partilha do Sensível
Onde: Museu Victor Meirelles.
Quando: de 17 a 23 de maio de 2010.
Quanto: Gratuita.