Oficinas de fotografia em parceria com a Funarte

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, abre inscrições para duas oficinas de fotografia que serão oferecidas no mês de novembro.

Os temas das oficinas são Preservação de Fotografias Digitais e Impressão de Fotografias Digitais. As aulas serão ministradas pelo professor e fotógrafo Millard Schisler e ocorrerão na sala multiuso do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Serão oferecidas 39 vagas, sendo necessária a prévia inscrição até o dia 12 de novembro.

Oficina 1

Preservação de Fotografias Digitais, com Millard Schisler, 6 horas/aula, 25 vagas. Dia 23 de novembro (das 9h às 12h; 13h30 às 16h30).

A oficina abordará as etapas para preservação de fotografias digitais: o que guardar, como guardar e como imprimir. O(a) aluno(a) aprenderá sobre diferentes formatos e condições de arquivo, análise e organização de arquivos, bem como sobre questões de armazenamento dos dados digitais e migração de hardware e software durante a vida do material, entre outros temas.

A oficina não é destinada a iniciantes, mas a profissionais ligados a instituições culturais e de memória. Os participantes devem ter conhecimento teórico e prático do trabalho com imagens digitais. Haverá seleção com base nas informações dos formulários de inscrição dos candidatos.

funarte1

Oficina 2

Impressão de Fotografias Digitais, com Millard Schisler, 20 horas/aula, 14 vagas. Dias 24 e 25 de novembro (das 9h às 12h; das 13h às 17h); 26 de novembro (das 9h às 12h; das 13h às 16h).

Com 75% de aulas práticas, a oficina tratará da impressão de arquivos digitais para gerar cópias com longa durabilidade, sem perda de densidade e cor. Os participantes terão oportunidade de imprimir imagens pessoais em impressoras de pigmento mineral em papel algodão.

Material necessário: imagens digitais pré-selecionadas e com tratamento. Trazer todas as versões – os arquivos RAW e as versões tratadas. Até cinco imagens por participante.

Esta oficina não será destinada a iniciantes, mas a profissionais ligados a instituições culturais e de memória. Os participantes devem ter conhecimento teórico e prático do trabalho com imagens digitais. Haverá seleção com base nas informações dos formulários de inscrição dos candidatos.

funarte2

O Ministrante

Millard Schisler é fotógrafo, Mestre em Artes Visuais pelo Visual Studies Workshop (Rochester, Nova York). É consultor na área de editoração eletrônica, preservação e digitalização de arquivos, fluxos de trabalho e imagem digital. Atua na implantação de um laboratório de impressão digital para o mercado “define art”. Lecionou no Rochester Institute of Technology, no curso avançado de especialização em preservação fotográfica do Museu George Eastman House (NY – EUA). Desenvolve trabalhos de reprodução de fotografias antigas e obras de arte. Como coordenador de Preservação e de Projetos de Digitalização na Cinemateca Brasileira, implantou um modelo de preservação digital e analógica para o acervo fotográfico da instituição – onde também desenvolveu diversos projetos e publicações, entre 2008 e 2013. Desde 1994, atua como consultor em preservação fotográfica analógica e digital pela empresa Terra Verde – São Paulo (SP). É autor do livro “Revelação em Preto e Branco – A imagem com qualidade”.

Fotos das Oficinas:

Inscrições

As inscrições irão até 12 de novembro de 2015. As oficinas são gratuitas. O critério de seleção será a análise das informações enviadas pelo(a) candidato(a) ao questionário que segue abaixo e que deve ser enviado para o e-mail: mvm.ac@museus.gov.br

O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 17 de novembro.

Inscrição para a oficina (assinale com um “X”):

(    ) 1 – Preservação de fotografias digitais
(    ) 2 – Impressão de fotografias digitais

Nome completo:
Telefone:

Favor responder às questões abaixo:

1) Qual o seu interesse na oficina?
2) Qual a sua área de atuação? De que forma você lida com fotografia digital?
3) Trabalha sozinho ou em alguma instituição?
4) Breve currículo.

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e que não puderem comparecer à oficina que nos comuniquem com devida antecedência para que possamos liberar a vaga para outros(as) interessados(as).

Mais informações: mvm.ac@museus.gov.br ou pelo telefone 48 3222-0692.