Mesa Redonda Debate a Exposição Ter as Costas Livres, de Julia Amaral

Ter as Costas Livres - série com 16 fotografias coloridas, medindo 25,0 x 38,0cm cada
Ter as Costas Livres – série com 16 fotografias coloridas, medindo 25,0 x 38,0cm cada

O ciclo da exposição Ter as Costas Livres, de Julia Amaral, tem na sua programação uma mesa-redonda que acontece nesta terça-feira, 14 de julho, às 18h30min. O tema é A Poética da Espreita: Julia Amaral.

A proposta da mesa é discutir a trajetória da artista, assim como os seus trabalhos presentes na exposição. Os convidados são Edélcio Mostaço, crítico, ensaísta e professor do Curso de Artes Cênicas do Centro de Artes da Udesc e Marina Moros, artista e professora, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutora em Antropologia Visual pela mesma universidade.

Ter as Costas Livres foi aberta em 17 de junho, composta por fotografias e objetos através dos quais a artista propõe um olhar sobre os animais e sua condição diante da morte. “Talvez os bichos não tenham medo da morte. Nós, muitas vezes, temos. A leveza do corpo da raposa, da imagem que ficou registrada na fotografia parece sobrenatural. Mas de forma nenhuma é sobrenatural, justamente, ela é uma imagem também selvagem. De um animal para o outro. Deleuze define o animal como o ser à espreita, um ser, fundamentalmente, à espreita. Nunca está tranquilo. Ele diz que o escritor e o filósofo estão também à espreita. Eu me arrisco a dizer que também os fotógrafos e os artistas”, explica Júlia em um trecho do seu Bestiário.

A mesa redonda A Poética da Espreita: Julia Amaral é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles e a reunião será na Sala Multiuso, no terceiro andar do prédio anexo. A exposição pode ser visitada até 8 de agosto.

Fotos do evento:

Mesa redonda A Poética da Espreita: Julia Amaral