Letícia Cardoso – “O Museu Entre Gestos e Registros Dispersos”

O Museu Victor Meirelles abre, no dia 21 de junho de 2006, quarta feira, às 19h, a exposição “O Museu entre gestos e registros dispersos”, de Letícia de Brito Cardoso, artista catarinense que realiza sua segunda exposição individual em Florianópolis.

Antes da abertura, às 18h, acontece o Encontro com o Artista, momento em que a artista conversa com o público, comentando sua pesquisa e os principais conceitos de seu trabalho.

Nesta mostra, Letícia reúne no Museu Victor Meirelles registros de gestos espalhados por Florianópolis, desdobrando e ampliando as relações do espaço expositivo com a cidade. No Museu, um mapa da cidade indica os locais e datas em que ocorrem as ações da artista, sinalizando a dispersão dos gestos no espaço e, ao mesmo tempo, os reunindo em uma folha de papel.

As fotografias desenhos do mar, expostas no Museu, são registros do delicado gesto de esticar linhas prateadas na areia da praia e o trabalho Oração – intenção à Tarkoviski, registra em vídeo a ação de acender velas apagadas pelo vento em igrejas de Florianópolis. Letícia apresenta também coleção de nuvens, um álbum de figurinhas com uma coleção de fotografias de nuvens.

Vista da exposição

Os trabalhos de Letícia se constituem entre os gestos e os registros, potencializando aquilo que desaparece ou escapa, seja através da impotência do próprio registro diante da experiência, seja da própria natureza dos gestos, como o desenho que a onda faz, desfaz e refaz, a chama que se apaga e a coleção das formas imprecisas das nuvens.

“Os gestos encerrados no enquadramento fotográfico ou videográfico são reunidos no museu, mas se encontram, como possibilidades em aberto, no mapa da cidade. O museu seria o foco, a oposição da dispersão.” Fragmentos de conversa entre Letícia Cardoso e Fabiana Wielewicki.

Complementando a exposição, Letícia de Brito Cardoso ministra também a oficina “A Fotografia entre gestos e registros”, nos dias 28 e 29 de junho, das 14h às 17h.

Frame de video

Sobre a artista:

A artista Letícia de Brito Cardoso é Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou recentemente as exposições individuais “Primavera”, no Espaço Arco em Florianópolis, 2006 e “Jogar-brincar da maneira de executar as propostas à circulação no Território da Arte”, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, 2005. Além disso, participou de diversas exposições coletivas, entre elas “Projeto Trajetória3” na Fundação Joaquim Nabuco em Recife, 2004, “Faxinal das Artes” no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba, 2002 e Programa “Rumos – Artes Visuais”, Instituto Itaú Cultural, 2001.

Visitações:

Exposição aberta de 21 de junho a 10 de agosto  de 2006.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: