Bettina Vaz Guimarães – “Desenhos”

O Museu Victor Meirelles promove no dia 19 de abril de 2006, quarta feira, às 19h, a abertura da exposição de desenhos de Bettina Vaz Guimarães, artista paulista que realiza sua primeira individual na capital catarinense.

Antes da abertura, às 18h, acontece o Encontro com a Artista, momento em que a artista conversa com o público, comentando sua pesquisa e sua trajetória.

Vista da exposição

Nesta exposição, Bettina apresenta uma série de desenhos em tinta acrílica sobre papel, onde representa objetos do cotidiano, pertencentes ao universo doméstico. A artista resgata objetos comuns, nos quais não costumamos prestar atenção, reconstruindo-os e apresentando uma interpretação particular sobre eles. Sua preocupação não é a de reproduzir mimeticamente a realidade e, sim, buscar conferir uma identidade própria ao significado dessas imagens. Através de traços soltos, manchas e aguadas, Bettina, como afirma o crítico Ricardo Resende, constrói imagens da afetividade.

Segundo a artista, tudo tem um lado interessante, as coisas simples podem trazer um bom desenho. “Fiquei muito tempo pesquisando o que desenhar, desenhando de vários ângulos, deformando partes, trocando lugares, criando novas imagens.”

A exposição de Bettina Vaz Guimarães pode ser visitada até o dia 15 de junho de 2006.

Sobre a artista:

Bettina Vaz Guimarães é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Participou de estudos no Ateliê Fidalga, no Ateliê de Osmar Pinheiro e no Ateliê do Museu Brasileiro de Escultura. Realizou exposições individuais no Museu da Gravura, em Curitiba, na Casa da Cultura da América Latina, em Brasília, na Galeria Regina Pinho de Almeida e no Espaço FUNARTE, em São Paulo. Além disso, a artista tem participado de diversos salões e exposições coletivas, entre eles: 12º Salão da Bahia, 37º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (artista premiada), 30º Salão de Ribeirão Preto e Edital Revelação no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

Visitações:

Exposição aberta de 19 de abril a 15 de junho  de 2006.

Horários:

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados das 10h às 14h.

Informações: