INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Paisagem Catarinense: Imaginário Urbano

Vista Parcial da Cidade de Nossa Senhora do Desterro - Atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, circa 1851, Florianópolis/SC, Óleo sobre tela, 78,2 x 120,0 cm
Vista Parcial da Cidade de Nossa Senhora do Desterro – Atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima

Obra em Perspectiva
“Paisagem catarinense: imaginário urbano”
17h: Palestra com Monica Xexéo
(Museóloga e Diretora do Museu Nacional de Belas Artes – RJ)

No dia 21 de junho, às 17h, o Museu Victor Meirelles promove a palestra “Paisagem catarinense: imaginário urbano” com Monica Xexéo, museóloga e Diretora do Museu Nacional de Belas Artes – RJ, onde trabalha há 25 anos. É Mestre em História e Crítica da Arte, especialista em arte brasileira, especialmente nos pintores Pedro Américo e Vitor Meireles. Nesta palestra, Mônica apresenta as idéias centrais de sua reflexão sobre a obra “Vista do Desterro, Atual Florianópolis”, realizada por Victor Meirelles em 1847.

Esta iniciativa faz parte da quinta edição do projeto “Obra em Perspectiva”, integrante da exposição “Victor Meirelles – Construção”.

O projeto “Obra em Perspectiva” propõe uma reflexão sobre a produção de Victor Meirelles, realizada, periodicamente, por profissionais convidados. O texto elaborado por cada convidado tem como ponto de partida uma obra do acervo que, além de permanecer exposto junto à obra escolhida, é distribuído ao público.