A Conservação Preventiva e o Controle Climático de Edifícios Históricos

arquiteturaoficina teórica com as arquitetas Cláudia Carvalho e Griselda Klüppel
06 e 07 de dezembro
das 9h às 12h e das 14h às 17h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

A oficina “A conservação preventiva e o controle climático de edifícios históricos” será dire-cionada aos profissionais ligados à conservação e preservação de edifícios históricos e de cole-ções. As ministrantes Cláudia Carvalho e Griselda Klüppel irão abordar conceitos de conservação preventiva para edifícios históricos, metodologias de diagnóstico bem como noções de monitora-mento ambiental dos edifícios. Além disso, a oficina abordará questões relativas ao meio ambiente, do entorno e dos climas. Também serão apresentados estudos de casos de controle ambiental misto em clima quente e úmido bem como estratégias sustentáveis para controle climático.

Sobre as ministrantes:

Griselda Klüppel possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, especialização em Conforto Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e meio ambiente climático, história da habitação no Brasil, homem e meio ambiente, Conforto Ambiental, habitação e clima e clima e construção no Brasil.

Cláudia Carvalho é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado na mesma instituição e doutorado na Universidade de São Paulo. Desde 1992, vem desenvolvendo pesquisas no campo da conservação integrada de edifícios e coleções, especialmente as interfaces entre conservação preventiva, projeto arquitetônico e controle ambiental em climas tropicais úmidos. Trabalhou como técnica em preservação arquitetônica no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entre 1985 e 1992, e desde então trabalha como arquiteta na Fundação Casa de Rui Barbosa. A partir de 1997 passou a coordenar o Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa e, desde 2004 gerencia projeto colaborativo com o Getty Conservation Institute para instalação de um sistema de controle ambiental para a Biblioteca Rui Barbosa.

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e para confirmar sua participação, basta enviar um email com seu nome completo ao Museu Victor Meirelles: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Esta atividade integra a programação do Projeto Agenda Cultural 2006, patrocinado pela Caixa Econômica Federal através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.