Palestras no Museu Victor Meirelles

Com Alejandro Gimenez

15h30 Preservação e educação patrimonial em Montevidéu
Com Adriana Careaga

No dia 28 de novembro o Museu Victor Meirelles promove as palestras “Política cultural dos museus no Uruguai: problemática e perspectivas” e “Preservação e educação patrimonial em Montevidéu”. Os ministrantes, Alejandro Gimenez e Adriana Careaga, abordarão estes temas, a partir de suas experiências profissionais no Uruguai. Os dois convidados são responsáveis pelo Espaço Cultural Al Pie de la Muralla, entidade que vem promovendo o estudo e a preservação da memória das fortificações do Uruguai, em especial dos remanescentes das antigas muralhas da cidade de Montevidéu, além de desenvolver um importante trabalho de educação patrimonial naquela cidade.

Ainda no dia 28 de novembro, a partir das 19h30, Alejandro Gimenez e Adriana Careaga ministrarão palestras sobre as fortificações militares em Montivideu e a sua preservação, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. No dia seguinte, 29 de novembro, realizam ainda uma visita técnica às fortalezas gerenciadas pela UFSC, buscando um intercâmbio de experiências na gestão de fortificações e espaços museológicos.

Todas as palestras serão gratuitas e abertas ao público em geral.

Sobre os ministrantes:

Alejandro Gimenez é historiador e também Coordenador Nacional de Museus do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. Entre 1991 e 2005 trabalhou no Museo Histórico Nacional, onde ocupou o cargo de chefe de relações públicas e encarregado da direção do Museu Juan Zorrilla de San Martin.

Adriana Careaga é professora de história e doutora na área de Educação pela Universidad San Andrés – Argentina. Atualmente atua como diretora do espaço cultural “Al Pie de la Muralla”

A vinda a Florianópolis dos professores Alejandro Giménez Rodríguez e Adriana Careaga é uma iniciativa do Projeto Fortalezas Multimídia e do Espaço Cultural Al Pie de la Muralla, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ, da UFSC, e Museu Victor Meirelles, através do Projeto Agenda Cultural, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.