“7ª Bienal do Mercosul: conceitos e ideais” – Oficina teórica com Artur Lescher

Rio do Homem, Arthur Lescher, monotipia em offset e vidro. Fotógrafia: Andres Otero

O Museu Victor Meirelles, em continuidade ao projeto Agenda Cultural 2009, promoverá nos dias 02 e 03 de junho, a oficina teórica “7ª Bienal do Mercosul: conceitos e ideais”, com o curador-adjunto da 7ª edição da Bienal do Mercosul, Artur Lescher. A proposta da oficina é apresentar as principais ideias e conceitos que estão norteando o curador na concepção da exposição que propõe uma participação efetiva dos artistas que a compõem, valendo-se de sua energia criativa para refletir sobre o papel que representam.

O projeto envolve os artistas na própria concepção da Bienal: considerados como atores sociais e constantes produtores de sentido crítico, os artistas serão responsáveis por conceituar formatos de exibição, o projeto pedagógico e as políticas editoriais do evento. Neste sentido, ao longo da oficina, Lescher apresentará também sua própria produção artística.

A equipe curatorial da 7ª Bienal do Mercosul, que está aberta ao público de 26 de setembro a 22 de novembro de 2009, na cidade de Porto Alegre, está integrada pelos seguintes curadores:

Curadores-gerais: Victoria Noorthoorn (Argentina) e Camilo Yáñez (Chile)
Curadora pedagógica: Marina De Caro (Argentina)
Curadores adjuntos: Roberto Jacoby (Argentina), Artur Lescher (Brasil), Mario Navarro (Chile) e Laura Lima (Brasil)
Co-curadora Radiovisual: Lenora de Barros (Brasil)
Curadores editoriais: Erick Beltrán (México) e Bernardo Ortiz (Colômbia)

Mais informações sobre a 7ª Bienal do Mercosul em http://www.fundacaobienal.art.br/

Sobre o ministrante:
Artur Lescher (Brasil, 1962). Artista plástico. É professor na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, desde 1991. Desde 1984 participa de inúmeras exposições coletivas e expõe individualmente no Brasil e no exterior. Participou da 19ª e da 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo (1987 e 2002, respectivamente) e da 5ª Bienal do Mercosul (2005). Em 2002 é publicado o livro Artur Lescher, com textos de Aracy Amaral, Rafael Vogt e Arthur Nestrovski, pela editora Cosac & Naify.

Pré-inscrição até 28 de maio de 2009.
O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 29 de maio.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 28 de maio de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: “7ª Bienal do Mercosul: conceitos e ideias”, com Artur Lescher (curador-adjunto da 7ª Bienal do Mercosul)
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 02 e 03 de junho de 2009, carga horária de 08h/a distribuídas em duas tardes (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.