Conversa com a artista e abertura de Exposição Uma Ave-Maria e Dois Pais-Nossos, da artista Camila Barbosa

Sem título, 2008, fitas e alfinetes sobre painel, 23,0 x 40,0 cm. (Detalhe)

Abertura: 22 de abril de 2009
18h: Encontro com a artista Camila Barbosa
19h: Abertura da exposição

Visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 18h
23 de abril até 12 de junho de 2009

O Museu Victor Meirelles promove no dia 22 de abril, às 19 horas, a abertura da exposição “Uma Ave-Maria e Dois Pai-Nossos”, da artista Camila Barbosa. Esta é a primeira exposição do ano realizada através de seleção pelo Edital de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles 2009. Antes da abertura, às 18 horas, será realizado o já tradicional encontro com o artista, evento em que o público tem a possibilidade de conhecer aspectos da trajetória e da obra da expositora.

O trabalho de Camila Barbosa dialoga com a pintura no campo expandido, onde a cor comparece através de materiais prontos. Algumas das questões que interessam atualmente a artista aparecem nos efeitos de cor nos tecidos, na transparência dos tules e nos efeitos de linha das fitas. A abordagem propõe não o material em si, mas sim aquilo que ele corresponde como efeito pictórico. Na proposta para “Uma Ave-Maria e Dois Pai-Nossos”, presente exposição no Museu Victor Meirelles, a artista escolheu trabalhos que representam a busca deste processo.

Sobre a artista:
Camila Barbosa
é a artista inventada por Luciana Knabben (Blumenau, 1978). Formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2001). Formada em Bacharelado em Pintura e Gravura na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2006). Pós-graduada em Linguagens Visuais Contemporâneas, na Universidade o Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2003). Realizou as exposições individuais: Firolídios, Espaço Atelier ARCO, Florianópolis/SC (2005); Insapolídios, Centro Cultural Jorge Zanatta, Criciúma/SC (2004); Camila Barbosa, Galeria Municipal de Arte de Blumenau, Blumenau/SC (2004) Camila Barbosa; Galeria Municipal de Arte de Blumenau, Blumenau/SC (2003). Dentre as coletivas, destacam-se: 4 Pinturas, Arquipélago Centro Cultural, Florianópolis/SC (2009), Lugares Imaginários, SESC, Chapecó/SC (2009), Um espelho no Acervo, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2009), 59 Salão de Abril, Centro de Referência do Professor, Fortaleza/CE (2008), Lugares Imaginários, Museu Histórico de São José, Florianópolis/SC (2008), Lugares Imaginários, SESC, Lajes/SC (2008); Lugares Imaginários, SESC, Tubarão/SC (2008); Bloomsday, Arquipélago Centro Cultural, Florianópolis/SC (2008); Intervenções na arquitetura, Arquipélago Centro Cultural, Florianópolis/SC (2008); Pretexto Florianópolis, Palácio Cruz e Sousa, Florianópolis/SC (2008); Arquipélago, Arquipélago Centro Cultural, Florianópolis/SC (2007); Noiva Nua, Espaço Atelier ARCO, Florianópolis/SC (2006); Pretexto, Mercado Público, Florianópolis/SC (2006); 2º Salão dos Novos de Blumenau, Galeria de Arte de Blumenau/SC (2004); Linha de Desmontagem, Galeria da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/ SC (2004); 9º Salão de Artes de Itajaí, Shopping Itajaí/SC (2003); 11º Salão dos Novos de Joinville, Cidadela Cultural Antártica, Joinville/SC (2003); Livro de Artista, Casa da Cultura Estácio de Sá, Florianópolis/SC (2003); EXTRA 1! MASC, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2002).

———————————————–
O quê: Exposição “Uma Ave-Maria e Dois Pai-Nossos”, da artista Camila Barbosa.
Onde: Sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.
Quando: 22 de abril, às 18h, encontro com a artista; às 19h, abertura da exposição.
Quanto: Gratuito na abertura; R$ 2,00 visitações (de terça a sexta-feira, 10h às 18h).