Situar-se Entre Gravura – Oficina teórico-prática com Sandra Correia Favero

Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
e Ateliê de Gravura do CEART-UDESC
Das 9h às 12h

Ana Elisa Dias Baptista, Ciranda, 2001, água forte, 50 x 60 cm. Acervo do Museu Victor Meirelles, (detalhe).

Em complementação à exposição “Gravuras”, que se encontra aberta ao público na sala de exposições temporárias até o dia 17 de abril, das 10 às 18h, o Museu Victor Meirelles oferecerá nos dias 24, 25 e 26 de março uma oficina teórico-prática com a artista e professora Sandra Favero.

O objetivo é introduzir e aprimorar os conhecimentos dos alunos acerca da gravura, ajudando os que almejam se iniciar na técnica. Nos dois primeiros dias serão abordados os principais aspectos históricos relacionados à gravura, a diversificação de seus procedimentos que envolvem o preparo – xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia; matriz; processos de gravação; preparo da matriz para a impressão; preparo do papel; tintagem; procedimentos na prensa; a cópia/tiragem; a assinatura e a numeração. No último dia, a oficina ocorrerá no Ateliê de Gravuras do Centro de Artes (UDESC) tendo em vista possibilitar aos alunos uma experiência prática.

Sobre a ministrante Sandra Favero (Curitiba/PR 1957). Artista plástica, formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1979), em Curitiba. Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora efetiva das disciplinas de gravura dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da UDESC, em Florianópolis, Coordenadora do projeto de extensão “Gravar Gravando Gravura”. Desenvolve pesquisas na área de poéticas visuais sobre gravura contemporânea e na área de arte educação sobre o artista/professor.

Pré-inscrição até 19 de março de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo pessoas que desejem realizar uma introdução na gravura, estudantes secundaristas e professores. Serão apenas 15 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 19 de março de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 20 de março.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina “Situar-se entre Gravura”, ministrada por Sandra Favero.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles e Ateliê de Gravura do CEART-UDESC.
Quando: 24, 25 e 26 de março de 2009, carga horária de 09h/a distribuídas em três manhãs das 09h às 12h (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.