Amplificador de Idéias com Maria Helena Barbosa

Museus de arte: desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais
com Maria Helena Barbosa

Amplificador de Ideias

Dia 13 de novembro de 2009, 14h

Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Amplificador de Idéias do Museu Victor Meirelles é o canal para a divulgação das pesquisas na área das artes, da educação, da memória e do patrimônio. Na sua segunda edição, Maria Helena Barbosa, da ação educativa do Museu de Arte de Santa Catarina, apresentará a dissertação intitulada “Museus de arte: desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais”, defendida em 2009 no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo da dissertação:
O objeto da pesquisa são os museus de arte brasileiros, principalmente no que diz respeito às suas políticas, apresentando, como recorte específico, as políticas educacionais e as ações delas decorrentes. Para tanto, foram analisados dados obtidos de oito museus de arte brasileiros, de diferentes regiões do país, cujas informações acerca de suas políticas e ações foram obtidas por meio de questionários enviados via correio eletrônico – e-mail. O estudo originou-se de inquietações nascidas no exercício profissional dentro de um espaço museal da arte. Para o desenvolvimento do estudo, adotou-se a pesquisa exploratória de natureza qualitativa e de caráter documental.

Sobre a pesquisadora:
Maria Helena Barbosa é mestre em Artes Visuais (2009), na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes do Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Educação Artística – Habilitação Desenho pela UDESC (1994). É analista técnico em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina.

A entrada é livre e gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 50 pessoas. O público-alvo são estudantes, artistas, professores, entre outros interessados. O certificado será emitido ao final de cada semestre (serão 4 encontros por semestre) para aqueles que possuírem 75% de frequência no total das atividades.