Amplificador de Idéias: um encontro com a pesquisa

com Maria Cristina Pessi

amplificador_peqDia 28 de agosto de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
10h às 12h

O Museu Victor Meirelles abre um novo canal para a divulgação das pesquisas na área das artes, da memória e do patrimônio. Amplificador de Idéias será um espaço mensal voltado para a comunicação de pesquisas, dissertações e teses. O objetivo é proporcionar o diálogo entre as investigações desenvolvidas no âmbito acadêmico e/ou privado e o público interessado.

Na primeira edição, a professora Maria Cristina Pessi (UDESC) apresentará a sua tese intitulada “Illustro imago, professoras de arte e seus universos de imagens”, defendida esse ano na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profa. Dra. Regina Stela Barcelos Machado.

Resumo da dissertação:
Quais imagens professores de arte selecionam para apresentar aos seus alunos? Esta pergunta desdobra-se em muitas outras perguntas, busca as imagens usadas por professores de arte e toma a própria imagem como substância e objeto de pesquisa. O texto localiza a problemática no panorama histórico e conceitual, nos âmbitos da arte e da educação, tratando os antecedentes da leitura de imagens pelo prisma do ensino de arte modernista e o desvendar da leitura de imagens no ensino de arte. Através de pesquisa bibliográfica, são abordadas as questões sobre o pensamento moderno e pós-moderno, dirigindo o enfoque para a própria arte. As imagens fotográficas produzidas na pesquisa de campo são consideradas textos visuais e, portanto, igualmente fonte de dados. Foram apreciadas segundo os conceitos studium e punctum de Roland Barthes e segundo os critérios de avaliação da proposta Arts-Based Educational Research de Elliot Eisner. As imagens apresentadas propiciam a reflexão sobre a problemática evidenciada na tese.

Sobre a pesquisadora:
Maria Cristina Alves dos Santos Pessi possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1983), especialização em Arte Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Especialização em desenho pela UFSC (1986), Mestrado pela UDESC (2001) e Doutorado pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora do Centro de Arte (UDESC).

A entrada é livre e gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 50 pessoas. O público-alvo são estudantes, artistas, professores, entre outros interessados. O certificado será emitido ao final de cada semestre (serão 4 encontros por semestre) para aqueles que possuírem 75% de frequência no total das atividades.

—————————-
O quê: “Amplificador de ideias: um encontro com a pesquisa”, com a professora Maria Cristina Pessi.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 28 de agosto, carga horária de 02h/a (certificados serão emitidos ao final do semestre para aqueles obtiverem 75% de freqüência na programação do “Amplificador de ideias: um encontro com a pesquisa”).
Quanto: Gratuita.