Bloomsday 2011

James Joyce (1882 -1941)

O Bloomsday, ou o dia de Bloom, é realizado no mundo todo, sempre no dia 16 de junho.  É uma homenagem ao livro Ulisses e ao escritor Irlandês James Joyce, que é compartilhada pelos amantes da literatura nesta data.  O Bloomsday é a única homenagem que se faz a um livro, por ele ser considerado um marco na literatura mundial.  A obra relata a “odisseia” de Leopold Bloom durante as 16 horas do dia 16 de junho de 1904.

As comemorações do Bloomsday começaram em 1924, na Irlanda, terra natal de Joyce, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor, que estava com problemas de visão e vivia em dificuldade.  Em 1954 a festa passou a ser regular em Dublin, com fãs se reunindo para beber e celebrar.  Atualmente, é comemorado como uma festa-performance em homenagem ao protagonista do romance de Joyce em várias partes do mundo, como Nova York, Washington, Melbourne, Sydney e também em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em Florianópolis o Bloomsday é celebrado desde 2002, organizado por Sérgio Medeiros e Dirce Waltrick do Amarante.  Neste ano o evento será realizado no Museu Victor Meirelles, onde um grupo fará uma leitura simultânea de trechos dos capítulos do Ulisses, em várias línguas. Participam alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, professores do Centro Comunicação e Expressão e simpatizantes em geral.

A ideia da performance é recriar a metáfora joyciana maior, de que quanto mais espesso o caldo do enredo, melhor o romance, melhor a odisseia.  Leopold Bloom é o “judeu errante” que leva e traz mensagens, e que, após um dia e uma noite perambulando por Dublin, “reencontra” o filho já falecido e se reconcilia com a mulher que o trai.

A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisseia, do poeta grego Homero, se passa em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda.  Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses, encontrando sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrentando a ira dos “deuses” e conseguindo retornar ileso para casa.  Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns.  As batalhas épicas se resumem a episódios do dia-a-dia. Nesse aspecto, Odisseu, ou Ulisses, o herói da Odisseia, é o oposto de Aquiles, o herói da Ilíada. Aquiles só sabe ir para a frente, Ulisses, para trás, para casa.

Para tratar desse tema clássico, situando-o porém no contexto moderno e dessacralizando-o, Joyce descreve minuciosamente a prolixidade do real e do delírio, criando novas técnicas narrativas e cunhando novas palavras que possam dar conta da balbúrdia ou do caos contemporâneos.

Fotos do evento:

Dia: 16 de junho de 2011