INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

8ª Primavera dos Museus – Museus Criativos

Museu Victor Meirelles será polo da criatividade
na 8ª Primavera de Museus

Dentro das comemorações da 8ª Primavera dos Museus, evento nacional criado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus-Ibram e cujo tema desta edição é Museus Criativos, o Museu Victor Meirelles programou diversas atividades que fazem da criatividade o centro das atenções desta semana, que vai de 22 a 28 de setembro de 2014.

Serão três eventos, para públicos distintos, que unem prática e teoria e que prometem grande participação da comunidade em torno das propostas artísticas que serão realizadas durante toda a semana. O primeiro é uma oficina para alunos da rede municipal e, a seguir, uma palestra sobre Gestão Criativa, finalizando a semana com três dias de atividades no Largo Victor Meirelles, envolvendo diversos saberes e práticas em arte e tendo como convidados participantes e transeuntes.


Na terça-feira, 23, começa a oficina para alunos da Escola Marcilia de Oliveira, de São José, ministrada pela equipe de Ação Educativa do Museu Victor Meirelles. É uma oficina de Técnica Mista que será aplicada em nove turmas, da 6ª à 8ª série, durante três dias consecutivos. Durante a oficina a equipe abordará técnicas de luz e sombra e proporção do corpo humano, utilizando a técnica mista, que é quando se mistura diversos materiais e técnicas em uma só obra, por exemplo, tinta, carvão, lápis, giz e colagem, em diversos tipos de suporte.

A escola selecionada é habitual visitante do Museu Victor Meirelles, e suas turmas sempre mostraram grande interesse pelas técnicas de pintura e desenho. Assim, a partir do trabalho dos professores em sala de aula sobre o assunto, o museu identificou a oportunidade da oficina como forma de participação na Primavera dos Museus.


No dia 26, sexta-feira, às 17 horas, acontece a palestra Gestão Cultural Criativa, ministrada por Claudio Daniel, poeta e professor de literatura portuguesa. Claudio vai apresentar uma comunicação sobre a sua experiência como curador de literatura e poesia no Centro Cultural São Paulo, comentando projetos realizados nos últimos quatro anos na instituição, como as entrevistas com poetas e músicos pela rádio web, a impressão e distribuição gratuita de plaquetas com poemas de autores brasileiros e a realização de festivais de poesia experimental, como o 1º Festival Poesia Nova, que apresentou performances e trabalhos em videopoesia.

Claudio Daniel é mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Editor da revista literária eletrônica Zunái, é professor de Literatura Portuguesa na UNIP desde 2013 e colunista da revista CULT. Criou o Laboratório de Criação Poética, responsável pelo desenvolvimento de cursos teóricos e práticos de literatura, divididos em vários módulos, em que são discutidos conceitos sobre a criação poética. Desde 2001 ministra cursos livres de literatura e oficinas de criação literária na Casa das Rosas, Biblioteca Alceu Amoroso Lima e Academia Internacional de Cinema, entre outras instituições.

Cartaz 8ª Primavera (Palestra)


O Museu Victor Meirelles programou ainda, para os dias 26, 27 e 28, sexta, sábado e domingo, como encerramento da 8ª Primavera de Museus, o evento Simultaneidades Afetivas na Geodésica, que será realizado pelo Coletivo Geodésica Cultural Itinerante. O grupo foi formado em 2011 e é composto por artistas e estudantes nas áreas de artes visuais, música, teatro, design e agroecologia.

A proposta do Geodésica visa ativar o espaço público em torno do Museu Victor Meirelles, no centro de Florianópolis, a partir da instalação de uma cúpula geodésica de bambu na frente do Museu, que funcionará como um espaço físico habitável para a realização de propostas artísticas colaborativas simultâneas. Ao longo de três dias serão compartilhadas ações nas quais os participantes poderão escolher entre uma ou várias atividades, todas de caráter transdisciplinar, ensejando a criação de um espaço de múltiplo uso, aberto ao público, que incentive a criatividade, a imaginação, a experimentação e o diálogo.

Entre as ações programadas destacam-se a Horta Vertical em Pneu – construção coletiva de hortas verticais através da reutilização de pneus e outros materiais e orientações sobre o cuidado com as plantas e o solo; o Extrato da Vida – elaboração e degustação de sucos verdes, chás medicinais e óleos aromáticos, com troca de saberes e a confecção de um livro de narrativas com receitas e experiências de cura através das plantas medicinais; o Brechó dos Desapegos – Espaço destinado a troca ou venda de acessórios, tecidos e roupas; Encontro de Saberes em Cerâmica – experiências e práticas em cerâmica e exposições das peças produzidas em um pequeno forno móvel; Malabares e produção de peteca com garrafas pet, e HQ Expandido – Criação de narrativas visuais através de registros fotográficos encenados com balões de diálogo (expressão e pensamento) em tamanho real.

Durante o evento serão realizadas ainda atividades culinárias com o objetivo de ativar a percepção dos sabores na elaboração e troca de saberes culinários. O fruto desta ação será a produção de um almoço coletivo através da preparação de um prato único servido ao público.

O Coletivo Geodésica Cultural Itinerante surgiu a partir do grupo de pesquisa Arte e Vida nos Limites da Representação, criado em 2011 na Universidade do Estado de Santa Catarina. É composto por artistas e estudantes das áreas de artes visuais, música, teatro, design e agroecologia. A Geodésica Cultural é um dispositivo itinerante para a realização de diferentes projetos cuja base é a implementação da criatividade visando a reinvenção de relações sociais, culturais e ambientais e tem como objetivo viabilizar espaços de convivência e valorizar trocas de experiências, desejos e saberes entre as pessoas.

Cartaz 8ª Primavera (Geodésica)

O objetivo da 8ª Primavera de Museus, segundo o IBRAM, é retomar a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos museus brasileiros para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridos. O Museu Victor Meirelles estará funcionando em horários especiais neste final de semana da Primavera de Museus. Na sexta até às 21h, no sábado até às 17h e no domingo das 10 às 13 horas. Toda a programação é gratuita.


Fotos do Evento:


8ª Primavera de Museus
De 22 a 28 de setembro de 2014
Dias 23, 24 e 25 – Oficina para alunos da Escola Marcilia de Oliveira
Dia 26 – Palestra Gestão Cultural Criativa, ministrada por Claudio Daniel
Dias 26, 27 e 28 – Simultaneidades Afetivas na Geodésica – várias atividades abertas ao público
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis/SC
Entrada Gratuita