Inscrições para o 2º Seminário de Política de Acervos

O Museu Victor Meirelles/Ibram realiza no dia 09 de maio de 2014 o 2º Seminário de Política de Acervos. O encontro acontece no Campus Universitário da UFSC, auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no bairro Trindade. As inscrições vão até o dia 05 de maio, através do e-mail  reva@museus.gov.br, e os interessados devem enviar nome completo, telefone, formação e instituição, caso esteja vinculado a uma.

A Política Nacional Setorial de Museus prevê, entre suas diretrizes prioritárias, ações para “fomentar e aprofundar teórica e metodologicamente a pesquisa sobre a documentação e os acervos museológicos” e constata a necessidade de “implementar mecanismos que promovam as políticas de aquisição, preservação e democratização de acervos”. Um dos eixos programáticos, intitulado “Aquisição e Gerenciamento de Acervos Culturais”, destaca o incentivo a ações que promovam a aquisição, a documentação e a pesquisa de acervos como política de prevenção ao tráfico ilícito de bens culturais.

2o SEMINÁRIO

Não obstante, o próprio Estatuto de Museus institui, em seu artigo 38, que “os museus deverão formular, aprovar ou, quando cabível, propor, para aprovação da entidade de que dependa, uma política de aquisições e descartes de bens culturais, atualizada periodicamente”. No Brasil são poucos os museus que possuem uma política de acervos bem delimitada, embora haja um número crescente de museus preocupados em estabelecer critérios de aquisição e descarte para seus acervos.

Atento à necessidade da elaboração de sua política de coleções, o Museu Victor Meirelles criou em novembro de 2011 o Grupo de Estudos sobre Política de Acervos buscando fomentar a reflexão sobre o assunto com o objetivo inicial de fornecer subsídios teóricos e técnicos para o desenvolvimento de critérios atualizados para aquisição, gerenciamento e descarte de seus acervos arquivístico, bibliográfico e museológico, alinhado com as diretrizes internacionais divulgadas a partir da Conferência da UNESCO.

O 2º Seminário de Política de Acervos é uma realização do Museu Victor Meirelles, em parceria com a Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles e a Coordenadoria Especial em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Confira abaixo a programação:

Dia 9 de maio de 2014

09h00
Cadastramento

10h00
Palestra: “O contrato museal / patrimonial: a persistência do presente e a representação do mundo”
Anaildo Bernardo Baraçal (Museu Nacional de Belas Artes/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

12h00
Almoço

14h00
Palestra: “Políticas da memória: do acervo à comunidade”
Mônica Zielinsky (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)