19º Encontro do Grupo de Estudos Política de Acervos

Palestra: “ A Política Estadual para a Preservação de Bens Móveis e Integrados”
com Rafael Azevedo Fontenelle Gomes
(Diretor de Bens Móveis e Integrados do Inepac/Secretaria de Estado de Cultura-RJ)

Dia 19 de setembro de 2014

O Museu Victor Meirelles programou para o dia 19 de setembro de 2014, próxima sexta-feira, às 17 horas, a palestra A Política Estadual para a Preservação de
Bens Móveis e Integrados, ministrada por Rafael Azevedo Fontenelle Gomes, diretor de Bens Móveis e Integrados do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro – Inepac.

O evento é uma atividade do Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles, criado em 2011, e que tem como principais objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em unidades museológicas.

Entre os pontos abordados pelo professor Rafael Gomes estão o histórico dos inventários na capital e interior do estado do Rio de Janeiro, desde o século XVIII; a questão da conceituação de bens móveis e integrados, passando pela legislação, e as ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, bem como do próprio Inepac, abrangendo a fiscalização e a criação e funcionamento do Banco de Bens Culturais Procurados.

Cartaz Divulgação_baixa

O professor Rafael Gomes é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Museólogo do Iphan, cedido ao Inepac-Secretaria de Estado da Cultura/RJ, é responsável pelo Departamento de Bens Móveis e Integrados, além de pesquisador em museologia, arte sacra fluminense e memória da Baixada Fluminense. É também professor de Imaginária Brasileira e Novas Tecnologias em Museus.

A palestra A Política Estadual para a Preservação de Bens Móveis e Integrados será proferida na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles e não é necessário fazer inscrição prévia. A entrada é gratuita.

A Política Estadual para a Preservação de Bens Móveis e Integrados – palestra
ministrada por Rafael Azevedo Fontenelle Gomes