Oficina teórica de Crítica Cinematográfica

Dias 03, 10, 17 e 24 de abril e 8 de maio de 2014
Sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles
19h às 22h

O Museu Victor Meirelles, o Cine Paredão e o Cinema Mundo oferecem ao público a oficina de Crítica Cinematográfica, com os Professores Doutores Clélia Mello e Marcio Markendorf da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A oficina abordará os elementos básicos da análise cinematográfica, o panorama histórico da crítica; as principais categorias textuais de crítica impressionista, descritiva, comparativa e argumentativa; o exercício de análise e a crítica cinematográfica.

Cronograma:

1. A linguagem cinematográfica e o olhar crítico
2. Pequena história da crítica
3. Categorias críticas principais
4. Fórum colaborativo: críticas as críticas
5. Exercício de cabine de imprensa

Ministrantes:

Clélia Mello possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba(1986), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas(1998), mestrado em Ciências da Comunicação (doutorado direto) pela Universidade de São Paulo(1998), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Rascunhos Culturais ISSN 2177- 3424 e Membro de corpo editorial da Editora da UFSC. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação metodológica, cinema, encenação, arte e tecnologia e teoria da arte.

Marcio Markendorf Possui Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e Doutorado Direto em Literatura, concentração em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Artes e Libras da Universidade Federal de Santa Catarina e leciona no Curso de Cinema. É membro do Conselho Científico da Revista Anuário de Literatura, publicação da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, e da Revista Rascunhos Culturais, publicação do curso de Letras da UFMS, CPX. Está vinculado aos Grupos de Pesquisa Literatura e Memória e Arte e Mestiçagens poéticas. Tem experiência na área de Letras e Cinema, com ênfase em Teoria da Literatura e Roteiro Cinematográfico, atuando e publicando sobre os seguintes temas: road movies, cinebiografias, duplo, filmes-catástrofe, ficção científica.

Fotos da Oficina:

Pré-inscrição até 31 de março de 2014.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo interessados em cinema, artes visuais e jornalismo cultural. Serão 20 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 31 de março de 2014 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 1 de abril.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Perguntas para os candidatos à vaga no curso:
1. Qual seu interesse por crítica cinematográfica?
2. Qual sua área de formação e/ou atuação profissional?
3. Escreva um pequeno texto, entre cinco e dez linhas, sobre o último filme que tenha visto.

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2014, salvo justificativa comprovada da ausência.

Oficina de Crítica Cinematográfica com Clélia Mello e Marcio Markendorf.
Sala de Exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.
3, 8, 10 e 24 de abril e 8 de maio de 2014, carga horária de 20h/a distribuídas em cinco noites das 19h às 22h (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
 Gratuita.