Oficina de Fotografia Artesanal

O Museu Victor Meirelles realiza nos dias 16 e 18 de janeiro de 2018, terça e quinta-feira, no horário das 14 às 17 horas, a Oficina de Fotografia Artesanal. Ministrada pela fotógrafa do museu Ana Viegas, o curso tem como público alvo crianças de 9 a 12 anos e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br.

A Oficina de Fotografia Artesanal vai abordar dois processos históricos da fotografia: a fotografia de orifício, apelidada de pinhole, e a cianotipia. A fotografia pinhole encontra sua origem na câmara escura, que está na base da invenção da fotografia. Como não utiliza lentes, as imagens são criadas com o mínimo de recursos. Nesta oficina serão utilizadas latas, papel fotográfico sensível à luz e químicos para revelação em sala escura.

cartazAna

Já a cianotipia é a técnica de impressão baseada nas propriedades fotossensíveis de alguns sais férricos que reagem aos raios ultravioletas. A primeira etapa deste processo consiste em emulsionar o papel com uma solução de água, ferricianeto de potássio e citrato de ferro amoniacal, da qual resulta um papel fotossensível, o papel fotográfico. Em seguida aplica-se o “negativo” sobre a superfície do papel, podendo ser o negativo fotográfico propriamente dito ou também folhas e plantas, recortes bidimensionais, ou mesmo objetos tridimensionais que serão posicionados sobre o papel emulsionado. Esse conjunto será exposto à luz solar e, o papel, depois de ser lavado, formará uma impressão azul, o cianótipo.

Por serem técnicas muito simples o pinhole e a cianotipia permitem ao aluno o entendimento da fotografia em sua essência, sendo que a sua prática lúdica estimula a experimentação, abrindo inúmeras possibilidades de expressão.

Abaixo o cronograma do curso abrangendo as duas técnicas:

Oficina com Pinhole

• Demonstração do processo de formação da imagem utilizando caixas de papelão com lupa e câmera artesanal;
• Apresentação do funcionamento do processo pinhole, distribuição das latas a serem usadas;
• Explicação sobre o processo químico, na formação da imagem (negativo/positivo) com apresentação de materiais fotográficos;
• Apresentação à sala escura, explicação sobre os métodos que serão aplicados no laboratório;
• Carregamento das câmeras/latas com papel fotográfico;
• Fotografia e revelação;
• Varal de fotos e, após secagem, digitalização das imagens e inversão para visualização das imagens em positivo.

Oficina de Cianotipia

• Apresentação de cianótipos;
• Explicação sobre impressão artesanal, descrição da técnica a ser utilizada;
• Aplicação com pincel da solução na sala escura com luz de segurança;
• Secagem do papel emulsionado com secador;
• Recorte de papel preto ou coleta de folhas, elaboração do “negativo” a ser impresso;
• Prensagem do “negativo” no vidro e no papel emulsionado na sala escura;
• Exposição ao sol;
• Lavagem do cianótipo;
• Varal de trabalhos e secagem.

Oficina de Fotografia Artesanal, com Ana Viegas
dias 16 e 18 de janeiro de 2018, das 14 às 17 horas