Palestra: Ressignificando espaços urbanos – diálogo Arquitetura e Arte, com Eduardo Frota

Ressignificando espaços urbanos – diálogo Arquitetura e Arte, com Eduardo Frota

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) promove palestra com o artista visual Eduardo Frota no dia 14 de setembro (sexta-feira), das 16 às 18h. O encontro abre as atividades do MVM na 12ª Primavera dos Museus, sob o tema Celebrando a Educação em Museus, que acontece de 17 a 23 deste mês em todo o país. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Na sede temporária do Victor Meirelles, Eduardo proporá ao público um diálogo a partir de dois vetores: a “Arquitetura como espaço físico a ser ressignificado através de suas materialidades existentes de modo específico” e a “Arte como categoria de conhecimento humanista dentro da história das culturas”.
O artista abriu recentemente (1º de setembro) a exposição des/CONSTRUIR SOBRE RUÍNAS, um projeto concebido especialmente para um dos galpões da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), na área central de Itu (SP), onde funcionou uma indústria têxtil e hoje abriga a sede da Fundação Marcos Amaro.
A ideia do encontro na sala multiuso do MVM é aproveitar a passagem de Eduardo por Florianópolis para falar acerca de sua produção artística, especialmente sobre suas intervenções ao longo dos últimos 10 anos.

Eduardo Frota

Quem é o palestrante
Eduardo Frota vive e trabalha em Fortaleza (CE), onde nasceu (1959). Foi indicado ao prêmio PIPA em 2010 e integrou o comitê de indicação ao prêmio em 2012 (parceira do Instituto PIPA e o MAM-RJ).
Desde 1977 realiza exposições coletivas e individuais no Brasil (Museu Oscar Niemeyer, XXC Bienal Internacional de São Paulo e outras instituições) e no exterior (Arte Brasileira Contemporânea, Líbano e S. Paulo – Centro per l’Arte Contemporânea.
É também professor de arte e educador, formado em Arte na Educação (CIAE) pela Escolinha de Arte do Brasil (EAB – RJ), possui licenciatura em Educação Artística pela Faculdades Integradas Bennet (RJ) e frequentou a Escola de Artes Visuais (EAV – RJ).
Na década de 90, foi cofundador e coordenador do núcleo de artes plásticas do Alpendre Casa de Arte (CE) e em 2001, curador adjunto do II Programa Rumos Visuais Itaú (CE, PI, MA e TO).

Palestra Ressignificando espaços urbanos – diálogo Arquitetura e Arte, com Eduardo Frota
Quando: 14 de setembro, sexta-feira, das 16 às 18h.
Rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro – Florianópolis/SC
Entrada Gratuita