Oficina de fotografia Pinhole na VI Feira cultural e Científica do CEJA

A matriz do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – de Florianópolis promove, nesta quinta-feira (21), sua VI Feira Cultural e Científica, sob o tema Movimentos Migratórios. A programação é voltada para alunos e comunidade escolar das unidades descentralizadas e engloba uma série de atividades, entre elas a oficina de fotografia Pinhole, oferecida pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) no turno da manhã, a partir das 10h.

A ministrante dessa ação é a servidora Ana Viegas, com apoio das estudantes de Artes Visuais da Udesc Anete George e Kátia Speck, estagiárias do Museu, e da servidora Cláudia Klock. Os participantes entenderão a fotografia em sua essência, por meio da prática lúdica. A fotografia de orifício, apelidada de Pinhole, origina-se na câmara escura, base da invenção da fotografia. Sem uso de lentes, as imagens são criadas com poucos recursos – no caso latas, papel fotográfico sensível à luz e químicos para revelação.

O EVENTO – A VI Feira Cultural e Científica surgiu da necessidade de valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Parte dos trabalhos apresentados possui foco direto nos movimentos migratórios, que basicamente são deslocamentos populacionais, seja em âmbito internacional ou interno. Também haverá participação de vários palestrantes, propondo debates acerca do tema, bem como minicursos que serão oferecidos na sequência, por cursistas convidados.

Saiba Mais:

O TEMA – O tema Movimentos Migratórios tem como objetivo ampliar o entendimento sobre os movimentos migratórios existentes, dos seres humanos, da fauna entre outros, e, sobretudo, deseja reunir toda comunidade escolar para uma interação e mostra das diversas culturas que compõem e convivem na instituição.

Há alunos de diferentes nacionalidades, como haitianos, venezuelanos, colombianos, uruguaios, e de todas as regiões do país, de diferentes etnias e grupos sociais. A Feira Cultural e Científica é uma oportunidade de acolher e conhecer melhor os estudantes e suas culturas.

O CEJA – O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Florianópolis tem a sua sede, onde ocorrerá o evento, na Rua General Bittencourt, 234, Centro. Atende em treze Unidades Descentralizadas nos bairros Monte Verde, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Costeira, Monte Cristo, Estreito, Trindade, Agronômica (PAI) e Complexo Penitenciário e os grupos Quilombolas Morro da Queimada e Vidal Martins no Rio Vermelho.

migratoriospinhole

PROGRAMAÇÃO – VI Feira Cultural e Científica do CEJA

9 h – Solenidade de Abertura
*Execução do Hino Nacional
*Apresentação do Grupo de Dança Africana: Mitos, com coordenação de Ana Cristina Bittencourt
*Apresentação em vídeo dos alunos do professor Lucas Coelho Baccin

A partir das 10h:
Apresentação de trabalhos científicos e culturais.

10h – Roda de Conversa:
Relato com alunos haitianos
Professora Gabriela Souza Schebella
Local: Biblioteca

10h – Oficina Fotografia Pinhole (Museu Victor Meirelles)
Local: sala 19 (térreo)

13h30min – Oficina Agricultura Urbana
Ministrante: Prof. Pedro Rodolfo Palermo
Local: Área externa, refeitório

14h30min – Apresentação teatral: Retrato da vinda dos Portugueses ao Brasil.
Alunos do professor Leandro Liranço, sala 106 (Vespertino)
Local: Hall do CEJA

15h30min – Palestra Movimentos Migratórios
Palestrante: Prof. Osmir Raizer Júnior

18h – Palestra Movimentos Migratórios de Animais
Palestrante: Rafael Meurer
Local: Biblioteca

18h – Palestra “Entre ir ou ficar”: Processos Imigratórios em SC.
Palestrante: Elaine Lima
Local: Sala Informatizada