INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Oficinas no Museu Victor Meirelles

13 e 14 de novembro, das 14h às 18h
Afinal quem diz o que é Arte? Breves abordagens sobre o sistema das artes
com a curadora Cristiana Tejo

critica e curadoria16 e 17 de novembro, das 14h às 18h
A prática da crítica, a crítica prática e uma prática crítica
com a artista Carla Zaccagnini

A oficina teórica “Afinal quem diz o que é Arte? Breves abordagens sobre o sistema das artes”, será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, das 14h às 18h e será ministrada pela curadora Cristiana Tejo, Coordenadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, PE.

A oficina pretende abordar de maneira introdutória discussões acerca da cadeia produtiva da arte sob uma perspectiva histórica para se compreender o circuito da arte contemporânea no século XXI. Entre os tópicos abordados estão: o que a descentralização do neoliberalismo ocasiona para o circuito, quem é o artista, quem diz o que é arte hoje, uma nova perspectiva para a relação artistas x instituições.

Nos dias 16 e 17 de novembro, das 14h às 18h, o Museu promove a oficina “A prática da crítica, a crítica prática e uma prática crítica”, ministrada pela artista Carla Zaccagnini.

A oficina, centrada no texto de (e sobre) arte, se baseia num questionamento da idéia da descrição como instrumento de análise. A descrição, tida como um gênero objetivo e neutro será tratada, nesta oficina, como um texto sempre autoral, revelador de um ponto de vista.

Por um lado, serão apresentados exemplos de escritos críticos que não descrevem a obra a que se referem, textos que abordam a obra por meio de um discurso que, em vez de debruçar-se sobre ela, lhe correm em paralelo, andam com ela lado-a-lado. Por outra parte, serão propostos exercícios descritivos, em que esse gênero de texto lança luz sobre conteúdos não-fenomenológicos do sujeito e do objeto envolvidos no jogo. A produção da artista, com trabalhos tanto no âmbito da crítica como no das práticas artísticas, trabalhos de outros artistas e críticos e a produção dos participantes, vão servir de base para as discussões.

As inscrições são gratuitas e podem ser enviadas para o email do museu: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Sobre as ministrantes:

Cristiana Tejo é coordenadora e curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), desde 2002, e curadora do Programa Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2005/2006. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Filosofia também pela UFPE, além de ter freqüentado cursos livres de Arte Contemporânea no Recife e em Londres. Atuou como curadora convidada do Observatório Cultural Torre Malakoff (Recife), entre 2003 e 2006. É curadora do 46º Salão de Arte de Pernambuco (2004-2006) e co-curadora da exposição “A Arte não nos libera de absolutamente nada”, na ACC Galerie, em Weimar, Alemanha (2006). Participou de diversas comissões de seleção de instituições e salões e atuou como setorista de artes plásticas do Diário de Pernambuco (1999-2002).

Carla Zaccagnini é artista e Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo. Participou, como curadora adjunta da mostra Farsites, inSite-05, San Diego/Tijuana, 2005 e do Projeto Rumos Visuais, Itaú Cultural, 1999. Foi curadora assistente do Museu de Arte Moderna SP, 2001-2002 e da XXIV Bienal de São Paulo. Atua como membro do corpo editorial da Revista Número (São Paulo), colaboradora da revista Arte y Parte (Espanha), Art Nexus (Colombia) e possui textos publicados pelo Programa de Exposiçoes, Centro Cultural SP e Temporada de Projetos, Paço das Artes. Entre suas principais exposições individuais, pode-se citar: Bifurcações e encruzilhadas – 1B, Galeria Vermelho, São Paulo; Abstração e referência, Paço das Artes, São Paulo; Percurso ótico, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Até onde a vista alcança, Galeria Vermelho, São Paulo; Fortuna, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte eRestauro, Programa de Exposições Centro Cultural São Paulo. Carla participou também do Programa de exposições do Museu Victor Meirelles com a mostra Museu das Vistas, em 2005.