Fotografia em Debate

Pré Inscrição:

Oficina com Sandra Baruki: 15 vagas

Curso com Helouise Costa: 30 vagas

Encaminhar até às 18h do dia 10 de novembro, carta de intenção, currículo sucinto e dados pessoais para Museu Victor Meirelles:

Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis-SC

ou através do email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Identificação de Processos Fotográficos

Oficina com Sandra Baruki, 17 a 19 de novembro, das 9h às 12h

Conhecer e identificar a estrutura básica dos materiais fotográficos para o correto entendimento dos problemas de deterioração característicos de cada processo. A oficina detalhará as estruturas de suporte, ligante e substância formadora da imagem dos principais processos fotográficos desde os objetos em estojos, como daguerreótipos e ambrótipos, até negativos em suporte plástico e positivos em papel/gelatina e prata, especialmente materiais preto e branco, orientando sobre o uso de ferramentas para a identificação.

Um Panorama da Fotografia Brasileira no Século XIX

Palestra com Maria Inez Turazzi – 17 de novembro às 14h

O crescente interesse pela linguagem visual, entendida como meio de expressão, fonte de pesquisa ou objeto de trabalho para artistas, museólogos, arquivistas e historiadores, entre outros profissionais, tem estimulado o estudo das imagens e suas relações com a cultura de nosso tempo. A palestra Um panorama da fotografia brasileira no século XIX pretende apresentar, de forma abrangente e compreensiva, um painel acerca da história da fotografia no Brasil, desde sua chegada ao país, em 1840, até o alvorecer do século XX, destacando-se as interlocuções da imagem fotográfica com diferentes aspectos da cultura visual oitocentista: as viagens científicas, as descobertas tecnológicas, o mercado de estampas, a imprensa ilustrada, as exposições nacionais e internacionais, a construção de memórias. A palestra será realizada com a apresentação de um conjunto de imagens de época (fotografias, gravuras, litogravuras, etc.) do acervo de instituições do Brasil e do exterior.

Três momentos de interação entre fotografia e arte – século XIX e XX

II Ciclo de História da Arte, curso com Helouise Costa, 17 a 19 de novembro, das 15h às 18h

O curso irá refletir sobre as interações entre arte e fotografia, a fim de compreender as transformações ocorridas no conceito de arte em função da presença da fotografia e de suas hibridações com outros meios. Dada a amplitude das questões envolvidas no estudo deste tema serão abordados três momentos históricos específicos, considerados emblemáticos, para a problematização das mudanças no estatuto mais amplo da imagem no âmbito da arte.

17 de novembro, às 18h30 – LANÇAMENTO dos LIVROS:

“Marc Ferrez” de Maria Inêz Turazzi e “A Fotografia Moderna no Brasil” de Helouise Costa pela Editora Cosac Naify

Sobre os convidados:

Sandra Baruki é Conservadora de Fotografia e Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE (CCPF/Funarte). Recebeu o título Master of Arts (MA) em Conservação pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Londres, Reino Unido, 2000-2001, através de patrocínio da Fundação Vitae.

Maria Inêz Turazzi é historiadora, doutora em arquitetura e urbanismo pela USP e autora dos livros “Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo / 1839-1889” (Rocco e Funarte, 1995) e “Marc Ferrez” (Cosac & Naify, 2000). Pesquisadora do IPHAN desde 1984, desde 1999 coordena o projeto de inventário, pesquisa e conservação da coleção Geyer, doada ao Museu Imperial (Petrópolis, RJ).

Helouise Costa é docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, doutora pela faculdade de arquitetura e urbanismo – USP, ministra disciplinas nas áreas de fotografia, museologia e arte contemporânea em cursos de graduação e pós-graduação. Autora de diversos livros como:: “Waldemar Cordeiro: a ruptura como metáfora” (São Paulo: Cosacnaify, 2002) e “A Fotografia Moderna no Brasil”(São Paulo: Cosacnaify, 2004, em coautoria com Renato Rodrigues).

Novembro - cartaz fotografia