“A originalidade da cópia”, curadoria Lucila Vilela

Exposição
“A Originalidade da Cópia”

lucila1

Curadoria: Lucila Ribeiro Vilela
Expografia: Marcelo Schroeder

Artistas participantes:

Bruno Moreschi
Chapman Brothers
Cláudio Trindade/Cildo Meireles
Francis Alÿs
Franzoi
Gabriel Mascaro
Ildo Francisco Golfetto
Lucila Vilela
Michael Mandiberg
Paulo Bruscky

A exposição “A originalidade da cópia” surge da pesquisa sobre os conceitos e procedimentos de cópia e originalidade na arte contemporânea, visando complementar a tese homônima defendida em agosto de 2017 no curso de Doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a orientação do prof. Dr. Antônio Vargas.

Durante o período de investigação Lucila Vilela formou uma coleção de obras que são abordadas no texto da tese constituindo o corpus material da pesquisa. As obras escolhidas tratam de procedimentos como apropriação, cópia e falsificação abordando as particularidades que envolvem as questões de autoria. A curadoria foi embasada na discussão sobre a originalidade e a cópia no campo das artes visuais implicando em laboriosas questões que, diante das transformações tecnológicas, sociais e políticas, são perceptíveis no início do século XXI.

Cláudio Trindade/Cildo Meireles, "Quem matou Herzog?", 2011.
Cláudio Trindade/Cildo Meireles, “Quem matou Herzog?”, 2011.

A arte contemporânea trabalha muitas vezes com a natureza reprodutiva de meios imagéticos assimilando técnicas de cópia e gestos de apropriação como parte do fazer artístico. Essa possibilidade é visível no procedimento de muitos artistas que, principalmente com a entrada do meio digital, entendem a imagem trouvé como matéria prima. Assim, o gesto de apropriação, seja de objetos ou de imagens, passa a ser recorrente. Os trabalhos selecionados para esta exposição procuram evidenciar que, embora o gesto de apropriação e a assimilação da cópia no campo artístico sejam naturalmente absorvidos, existem procedimentos que levantam certas problemáticas próprias da contemporaneidade.

Paulo Bruscky, "Cópia conforme original/Original conforme cópia, 2013
Paulo Bruscky, “Cópia conforme original/Original conforme cópia, 2013

Exposição
“A Originalidade da Cópia”
Curadoria: Lucila Ribeiro Vilela
Expografia: Marcelo Schroeder
Artistas participantes: Bruno Moreschi, Chapman Brothers, Cláudio Trindade/Cildo Meireles, Francis Alÿs, Franzoi, Gabriel Mascaro, Ildo Francisco Golfetto, Lucila Vilela, Michael Mandiberg e Paulo Bruscky.
Abertura: 02 de agosto de 2017, às 18h
Visitação: 02 a 12 de agosto de 2017