Segunda edição da Festa da Música

Museu Victor Meirelles promove a segunda edição da Festa da Música

O Museu Victor Meirelles vai celebrar pelo segundo ano consecutivo a Festa da Música. Será nesta quinta-feira, dia 21, às 19 horas, na Sala de Exposições Temporárias do museu.

Neste ano a data será comemorada em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis, que tradicionalmente realiza a festa, se juntando às comemorações que acontecem naquele país europeu onde surgiu o evento.

No Museu Victor Meirelles o encontro será dividido em três partes, alternando um duo de viola e violino, um duo de violões e três apresentações solo de viola. Os artistas são Isabel Duschitz, violista, René Senem Steinke e David Esteban Cardona, que compõem o Duo de Violões, Fábio Saggin (viola), e Ramiro da Costa (violino), que tocarão em duo, e Marcos Origuela em viola solo.

O programa deste recital da Festa da Música se inicia com Isabel Duschitz, que tocará Animato e Enérgico, dois movimentos da Sonata para Viola Solo Op. 11, do compositor brasileiro Marlos Nobre. Iniciando os estudos com o violino, Isabel optou pela viola ao ingressar no curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Desde então integrou o naipe de violas de várias orquestras pelo Brasil, além de colaborar regularmente como artista convidada em grupos sinfônicos e camerísticos. Possui experiência na docência musical, tendo lecionado violino e viola no Conservatório Carlos Gomes, de Belém/PA e no Projeto Sinos Acorda, promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, em São Leopoldo/RS.

O Duo de Violões se apresenta na sequência, executando quatro composições próprias, todas peças instrumentais. Formado por René Senem Steinke e David Esteban Cardona, o Duo iniciou suas atividades no ano de 2010, com apresentações no Paraná e em Santa Catarina. Trabalhando com música autoral, a dupla apresenta cortes verdadeiramente singulares na interpretação instrumental. Neste ano de 2012 o Duo vem preparando um recital especial, com composições novas, desta vez explorando as possibilidades que oferece o violão de sete cordas, instrumento recentemente adotado pelos integrantes do conjunto.

O encerramento da noite será com um duo de viola e violino e dois solos de viola. Fábio Saggin e Marcos Origuella são alunos do Bacharelado em Viola da UDESC e integrantes da Orquestra Filarmonia Santa Catarina. Ramiro da Costa é violinista e professor de música no Instituto Federal/SC. Na Festa da Música os dois primeiros apresentarão duas obras para viola solo, sendo a primeira o Prelúdio da Suíte nº 3 de J.S. Bach, composto originalmente para violoncelo, executada por Marcos e a seguir os dois movimentos da Suíte em Sol menor do compositor alemão Max Reger, a ser executada por Fábio Saggin. Ramiro da Costa e Fábio encerram a noite tocando dois duos para violino e viola.

Vídeos do evento:

DUO DE VIOLINO E VIOLA – MAZAS, OP 38 Nº 1

DUO DE VIOLINO E VIOLA – MAZAS DUET Op. 38 No. 2

Fotos do evento:

A Festa

Desde o ano de 1982, na França, o dia 21 de junho é dedicado a celebrar a Festa da Música. Por iniciativa do Ministério da Cultura daquele país, o evento foi criado para festejar os milhões de músicos amadores do país na época, que são convidados a, neste dia, ocupar as ruas para mostrar a sua arte. O grande sucesso da iniciativa permitiu que a celebração se repetisse, ganhando mais importância a cada ano.

A iniciativa, entretanto, se atrelou às celebrações que vêm desde a antiguidade, na qual os povos comemoravam o início do verão no hemisfério norte, depois dos invernos sempre rigorosos. O dia 21 de junho é especial ainda por ser o mais longo do ano, pois é o primeiro dia do verão na Europa.

Durante este dia qualquer pessoa ou grupo musical sai às ruas à noite para tocar algum instrumento musical e comemorar a chegada do verão. É uma festa popular, gratuita, aberta a quem quiser participar e onde todos os estilos sonoros, em alegre convivência, celebram a música entre pessoas de todas as idades e origens sociais.

Em 1985 a Festa da Música ultrapassou as fronteiras da França e passou a acontecer também em outros países. Atualmente ela está presente em mais de 430 cidades ao redor do mundo, em cerca de 100 países, nos cinco continentes.

A Festa da Música no Museu Victor Meirelles conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A entrada é gratuita.