Arte concreta e neoconcreta: paralelos com a filosofia

Dando continuidade ao III Ciclo de História da Arte Brasileira, o Museu Victor Meirelles promove, no mês de dezembro, o quarto módulo da programação de 2005:

“Arte concreta e neoconcreta: paralelos com a filosofia”, nos dias 1 e 2 de dezembro, das 14 às 18h. Esta oficina será ministrada pelo crítico de arte e professor Cauê Alves e propõe uma análise dos manifestos da arte concreta e neoconcreta, estabelecendo relações teóricas com os trabalhos deste período. A obra do artista Hélio Oiticica será especialmente abordada, refletindo sobre o modo como a filosofia, enquanto interrogação constante e viva, está presente em seu trabalho, recolocando questões metafísicas.

Cauê Alves é crítico de arte, pesquisador e professor. É mestre e doutorando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e membro do Conselho Consultivo de Artes Plásticas do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e do Conselho Editorial da Revista Número. Também colabora com a revista eletrônica Trópico, Bravo!, Cult e atualmente é colunista da revista Bien’art. Foi curador da exposição O retrato como imagem do mundo, no MAM-SP, em abril/junho de 2005 e da exposição Vizinhos, na Galeria Vermelho, em agosto de 2003.

O Ciclo de História da Arte Brasileira faz parte do Projeto Agenda Cultural 2005, que desde 2002 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

cauePré-inscrição até o dia 27 de novembro de 2005:

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para a pré-inscrição é necessário encaminhar os seguintes dados para: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis-SC 88010-440
ou através do email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br

Nome:
Telefone:
Formação:
Atuação profissional:
Instituição:
Por que deseja participar da oficina?
Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?