Barroco e Rococó na arte brasileira do século XVIII com Myriam Ribeiro

Oficina “Barroco e Rococó na arte brasileira do século XVIII” com Myriam Ribeiro

barroco

Myriam Ribeiro de Oliveira tem mestrado e doutorado em Arqueologia e História da Arte pela Université Catholique de Louvain. É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: História da arte, Arte barroca e rococó e Patrimônio e conservação. Trabalhou 25 anos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo atualmente membro do seu Conselho Consultivo.

É uma das pesquisadoras mais atuantes na temática do barroco e do rococó brasileiros. É historiadora doutora e se dedica ao inventário e à análise da arte luso-brasileira. Seus estudos — que englobam temas como Aleijadinho e sua oficina, pintura em perspectiva nos forros das igrejas mineiras, tipologia de retábulos e da imaginária, dentre inúmeros outros — são reconhecidos e tidos como referência para os pesquisadores da área.

Seu método fundamenta-se na perspectiva do “connaisseur“, que parte da observação empírica da obra e, em confronto com as fontes arquivísticas, estabelece informações sobre a datação e autoria, escola regional/ nacional, estilo individual e de época, e análises técnica e iconográfica.

Nos dias 04 e 05 de setembro, das 14 às 18h, a professora Myriam irá ministrar a oficina teórica intitulada “Barroco e Rococó na arte brasileira do século XVIII”, promovida pelo Museu Victor Meirelles.

A participação é gratuita e estão sendo oferecidas 50 vagas. As inscrições serão aceitas até o dia 28 de agosto, pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br. Basta enviar o formulário preenchido:

1. Título da atividade que deseja se inscrever:
2. Nome completo:
3. E-mail:
4. Telefone:
a. fixo:
b. móvel:
5. Área de formação:
6. Área de atuação profissional/artística:
7. Instituição:
8. É associado da Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles?
9. Por que deseja participar da atividade?

Fotos do evento: