Palestra Políticas Públicas de Acervos: A Informação como Questão

Ministrante: Rose Miranda

Rose Miranda

O Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles programou para o dia 12 de novembro, próxima terça-feira, às 16 horas, a palestra Políticas Públicas de Acervos: a Informação como Questão, ministrada pela professora Rose Miranda, coordenadora-geral de Sistemas de Informações Museais do IBRAM. O evento será realizado no Auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE).

Rose Miranda é graduada em Museologia com mestrado em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou em museus no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi Diretora da Divisão de Museologia do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Chefe da Curadoria Técnica do Museu Aeroespacial. Prestou consultoria a exposições temporárias realizadas no Brasil e no exterior e atuou como presidente da Associação Brasileira de Museologia e como diretora-secretária do Conselho Federal de Museologia. Desde maio de 2009 exerce o cargo de coordenadora-geral de Sistemas de Informações Museais no Instituto Brasileiro de Museus, onde desenvolve programas e projetos na área de informação, destacando-se o Programa iMuseus, informação sobre os museus e informação para os museus.

O Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles se reúne desde 2009 com o objetivo de discutir e planejar a sua Política de Aquisição e Descarte de Bens Museológicos, documento previsto no Estatuto de Museus e regulamentado recentemente pelo Decreto 8.124/2013.

Após um primeiro ciclo de conversas ao longo de 2009 e 2010, foi criado em novembro de 2011 o Grupo de Estudos com o intuito de levantar fontes de estudos e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Desde então, a equipe do Museu Victor Meirelles tem se reunido periodicamente com diversos profissionais de museus e interessados em dialogar sobre o assunto e planejar sua Política de Acervos.

Os 17 encontros realizados até o momento pelo Grupo de Estudos resultaram num montante de mais de 30 textos lidos e discutidos, além de três filmes exibidos, indicados e selecionados entre os participantes a cada encontro. Em setembro de 2012 o grupo realizou o 1° Seminário de Política de Acervos, no qual o Museu Victor Meirelles abriu à consulta pública a primeira minuta de sua Política.

Palestra Políticas Públicas de Acervos: a Informação como Questão
Ministrante: Rose Miranda,