Curso de Imersão – Maurice Blanchot

com Anita Prado Koneski (CEART-UDESC)

Blanchot

09, 16, 23 e 30 de junho de 2009, das 9 às 12 horas.
Sala Multiuso do MVM

Além das oficinas, palestras e exibições de filmes, o projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles passará a oferecer ao público a partir do mês de junho de 2009 uma nova proposta de atividade: os Cursos de Imersão. O objetivo será o aprofundamento acerca de um pensador ou artista relevante para o universo das artes visuais.

A primeira edição será dedicada ao francês Maurice Blanchot (1907-2003) e será ministrada pela professora e pesquisadora Anita Prado Koneski (CEART-UDESC) cuja tese de doutorado “Blanchot, Levinas e a arte do estranhamento” foi defendida no ano de 2007 no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. O curso acontecerá nos dias 09, 16, 23 e 30 de junho de 2009, das 9 às 12 horas.

O programa do curso preparado pela professora Anita Koneski tem como objetivo pensar algumas questões referentes a arte contemporânea a partir de textos de Maurice Blanchot.

Proposta:

Primeiro encontro (09 de junho)
Contextualizar a obra de Maurice Blanchot e pensar sua relevância para o pensamento contemporâneo sobre a arte. Leitura e estudo do texto, La bestia de Lascaux el último en hablar.

Segundo encontro (16 de junho)
Leitura e estudo do texto, O lado de Fora, a Noite, In. O Espaço Literário.

Terceiro encontro (23 de junho)
Leitura e estudo do texto, Falar, não é ver, In. A Conversa Infinita.

Quarto encontro (30 de junho)
Leitura e estudo dos textos, Thomas el Oscuro e a Pena de Morte.

Metodologia

Conversas sobre os textos (previamente lidos) em forma de mesa-redonda, com apresentação de imagens e reflexões a partir do pensamento de Maurice Blanchot para as artes visuais.

Bibliografia Básica para os encontros:

BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita. São Paulo: Escuta, 2001.
_________. La Bestia de Lascaux. El último en Habla. Madrid: Editorial Tecnos, S. A., 1999.
_________. O Espaço Literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
_________. Thomas el Oscuro. Valencia: Pré-textos, 2002
_________. Pena de Morte. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

Sobre a ministrante:
Anita Prado Koneski possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), especialização em Arte-Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Literatura pela mesma Universidade (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.

Pré-inscrição até 31 de maio de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, historiadores, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 20 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 31 de maio de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 1º de junho.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

————————————————–
O quê: Curso de Imersão: Maurice Blanchot, com Anita Prado Koneski (CEART-UDESC)
Quando: 09, 16, 23 e 30 de junho, carga horária de 12h/a distribuídas em quatro manhãs (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência no curso).
Quanto: Gratuita.