Conversa Sobre a Exposição Dialética Binária, com Diego de Los Campos e Anna Moraes

O Museu Victor Meirelles programou para a próxima terça-feira, dia 10 de abril, às 15 horas, uma conversa sobre a exposição Dialética Binária, de Diego de los Campos, em cartaz no museu desde o dia 22 de fevereiro.

A Conversa foi dividida em duas partes e, além do expositor, participa do evento a artista visual Anna Moraes. Na primeira parte, nominada Antecedentes, Diego propõe uma ponte, onde mostra trabalhos anteriores, relacionados técnica e poeticamente com a exposição Dialética Binária. São trabalhos que usam o espelhamento, o ser duplicado ou a conversa entre objetos que foram produzidos a partir de 2010.

O tema da segunda parte é Dialética Binária de Diego de los Campos: O Paradoxo e a Ironia do Ser Contemporâneo e será apresentado por Anna Moraes. Partindo da postulação de que as esculturas tratam de questões do contemporâneo, Anna aborda as obras do artista e os conceitos por ele utilizados, travando um diálogo com o conceito de biopolítica, de Michel Foucault, e o conceito de homo sacer, de Agamben, ambos autores que se propõem a desvendar e articular a sociedade e o homem contemporâneo, concepções que estão presentes no paradoxo e na ironia das obras de Diego de los Campos.

Vista da exposição
Vista da exposição “Dialética Binária” de Diego de Los Campos.
Foto: Ana Viegas (Acervo MVM)

Diego de los Campos é graduado pela Faculdade de Artes da Universidade da República, no Uruguai. Residindo desde 1999 no Brasil, expõe regularmente e participa de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. Entre 2010 e 2017 foi selecionado para expor em salões como o de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Xumucuís e Salão de Natal, entre outros. Em Santa Catarina realiza, em 2011, no Museu Victor Meirelles, a exposição Simpatia, com trabalhos em animação, fotografia e instalação cinética. Em 2016 expõe no Museu de Arte de Blumenau, na Sala Municipal Vecchietti, no Instituto Internacional Juarez Machado, no Museu de Arte e Santa Catarina, e na França, no L’espace AP, na cidade de Toulouse. Desde 2010, faz parte do Coletivo Artístico Nacasa onde trabalha e dá cursos de multimídia.

Anna Moraes é artista visual, professora de desenho, mestranda no PPGAV/UDESC na linha de Teoria e História da Arte. É graduada em Bacharelado em Artes Visuais pela UDESC e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac-SP. Nascida em Foz do Iguaçu, no Paraná, reside em Florianópolis há 15 anos, onde ministra cursos e oficinas de Desenho Artístico desde 2013. É autora de duas publicações sobre desenho: o Pequeno Manual de Desenhos Cotidianos, de 2016, e Desenhando a História da Arte Brasileira, deste ano de 2018.

A entrada para a Conversa Sobre a Exposição Dialética Binária é gratuita e não é necessário fazer inscrição. A exposição Dialética Binária fica no Museu Victor Meirelles até 21 de abril de 2018.

Conversa Sobre a Exposição Dialética Binária
Com Diego de los Campos e Anna Moraes