Lançamento da Revista Cultura e Pensamento 3

cohncultura

Dia 15 de julho

Neste mesmo dia acontecerá o lançamento da terceira edição da revista Cultura e Pensamento. De tiragem trimestral, com o patrocínio da Petrobrás, a revista tem distribuição gratuita e sua versão digital pode ser acessada pelo site:

Este terceiro número conta com artigos sobre os novos modos de produção e/ou veiculação de cultura e uma seção dedicada à área da cultura brasileira que está cada vez mais próxima da noção de espaço público como discussão.

O primeiro bloco de textos trata especificamente dos novos modos de fazer/viver a cultura, com destaque para a literatura de blog na visão de Heloísa Buarque de Hollanda e a produção coletiva wiki do projeto AmaZone, coordenado por Eduardo Viveiros de Castro.

Outro grupo de textos apresenta pontos de vista sobre a produção/divulgação da MPB – a área da cultura brasileira de maior densidade histórica, pela organicidade, alcance junto ao público, escala e qualidade de produção. O crescimento do rap – visto aqui em uma entrevista com o rapper Gog e em uma análise na poesia de Mano Brown – pode ser um índice dos desafios dos novos tempos. O terceiro bloco discute como a globalização se manifesta em níveis geográficos diferentes, sempre envolvendo tensões entre centro e periferia (regional, no artigo de Luis Augusto Fischer; nacional, caso da entrevista de Ugo Giorgetti; mundial, no texto de Guilherme Wisnik).

——————————————————-
O quê: Lançamento da revista Cultura e Pensamento 3