GREGÓRIO DE MATOS

22 de agosto às 16h
Sala Multiuso

gregorio gregorio2

Na semana de 18 a 22 de agosto de 2008, o Museu Victor Meirelles oferecerá uma programação especial em comemoração ao aniversário de 176 anos do nascimento do pintor. Na sexta-feira, 22 de agosto, em parceria com a Mostra Audivisual Fazendo Gênero 8, promovida pelo Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (NAVI/UFSC), o museu apresentará na sala multiuso o filme Gregório de Mattos produzido por Ana Carolina Teixeira Soares, importante cineasta brasileira e homenageada pela Mostra.

O filme retrata a vida do poeta Gregório de Mattos que, mais que uma lenda, gênese da poesia e da literatura, foi um dos maiores poetas brasileiros. Acompanharemos Gregório (magistralmente vivido por Wally Salomão) pelas vielas coloniais de Salvador, nos idos de 1600. Seus pensamentos se expandem. Seus poemas tornam-se diálogos nos encontros das esquinas. Dividiremos com ele, cronista da cidade, seus delírios espirituais e eróticos. O filme é poesia pura. Intacta como há 400 anos. Terá como mediadora a prof. dr. Maria Cecília Miranda N. Coelho, uma das organizadoras do evento.

A Mostra Audiovisual Fazendo Gênero 8 é uma atividade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, contemplando trabalhos audiovisuais cuja temática acompanha a do Seminário, a programação completa pode ser vista pelo site: http://http://www.fazendogenero8.ufsc.br/audiovisual2.html

Sobre a mediadora:

Maria Cecília de Miranda N. Coelho é doutora em Letras Clássicas (USP, com bolsa PDCT na Brown University/USA), mestre em filosofia (USP), e graduada em Matemática e em Filosofia (UnB). Atualmente trabalha no projeto Grego antigo on line e em cursos sobre cinema e literatura grega na PUC-SP/COGEAE, e pesquisa nas áreas de teoria das emoções e retórica. Coordenou o Projeto Filocinema (oferta de cursos semestrais de extensão sobre cinema, literatura e filosofia, de 2003 a 2005) na UDESC, onde foi professora. É uma das organizadoras do livro Cinema: a lanterna mágica da história e da mitologia, aceito para publicação pela Editora da UFSC.

Sobre o Núcleo:

O NAVI, há dez anos, articula atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de estudos audiovisuais constituindo-se em um pólo de reflexão, aglutinação e difusão de experiências, propostas e críticas nos estudos da antropologia audiovisual e da imagem.