Fotomontagem moderna: duas possibilidades de leitura

Oficina teórica com Annateresa Fabris

oficina_fabris_med

Dias 25 e 26 de junho de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Das 14h às 18h

O Museu Victor Meirelles, em continuidade ao projeto Agenda Cultural 2009, promoverá nos dias 25 e 26 de junho, a oficina teórica “Fotomontagem moderna: duas possibilidades de leitura”, com a pesquisadora e professora Annateresa Fabris (ECA-USP). A proposta da oficina é apresentar como a fotomontagem – processo simples que consiste na junção de imagens heterogêneas derivadas de diferentes fontes iconográficas – foi incorporada entre as técnicas artísticas pelos movimentos de vanguarda do início do século XX. Duas de suas possibilidades ganharão destaque no recorte proposto: a política, que tem em John Heartfield um nome paradigmático, em virtude de suas críticas reiteradas ao nazismo; e a fantástica, associada ao surrealismo.

A oficina usará como estratégia metodológica a leitura crítica de dois textos dedicados a estas duas possibilidades, de autoria de um artista (Josep Renau) e de uma fotógrafa (Grete Stern), aos quais será dedicado também um espaço de ordem visual, a fim de analisar suas produções particulares no âmbito da técnica.

Sobre o ministrante:
Annateresa Fabris. Historiadora e crítica de arte. Autora de Futurismo: uma poética da modernidade (1987); Portinari, pintor social (1990); O futurismo paulista (1994); Cândido Portinari (1996); Antonio Lizárraga: uma poética da radicalidade (2000); Fragmentos urbanos: representações culturais (2000); Arte moderna (2001, em colaboração); Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico (2004). Organizadora de diversos livros, dos quais os mais recentes são Crítica e modernidade (2006) e Imagem e conhecimento (2006, em colaboração). Foi curadora de várias exposições, dentre as quais MAM – 60 anos (2008, em colaboração). Por suas pesquisas no âmbito da fotografia, recebeu a Menção Honrosa Liber do 6o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2005).

Pré-inscrição até 18 de junho de 2009.
O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 19 de junho.

ATENÇÃO: Os inscritos deverão ler com antecedência os textos solicitados pela ministrante e que se encontrarão, a partir do dia 19 de junho, disponíveis no Museu Victor Meirelles.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será pautado pela preferência aos associados da Associação dos Amigos do Museu Victor Meirelles e na observação da formação e do interesse demonstrado pelos candidatos na oficina. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 18 de junho de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

———————————————-
O quê: “Fotomontagem moderna: duas possibilidades de leitura”, com Annateresa Fabris.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 25 e 26 de junho de 2009, carga horária de 08h/a distribuídas em duas tardes (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.