ESPACESCAPE

Oficina com o artista Daniel Acosta
27 e 28 Julho de 2006 das 14h às 18h

Daniel Acosta, PAVILHÃO DE MODULAÇÃO SOLAR, concreto e ferro, 280 x 280 x 280 m, Parque de Esculturas José Ermírio de Moraes, Curitiba/PR
Parque de Esculturas José Ermírio de Moraes, Curitiba/PR

A oficina abordará, através de imagens, textos e discussão, os conceitos mais tradicionais de paisagem ligados primeiramente à pintura, passando pela natureza arranjada dos jardins principescos, chegando até os desdobramentos dessa relação no contexto da arte das décadas de 60 e 70 (landart/situacionismo), e, mais contemporaneamente, no trabalho de coletivos de artistas, arquitetos e designers que desenvolvem suas pesquisas em uma área híbrida, designada landscape design ou landscape architecture.

A multifacetada experiência contemporânea de se viver em uma megacidade, bem como os textos e trabalhos de artistas, arquitetos, filósofos, sociólogos, geógrafos, historiadores, nos tornam cada vez mais conscientes da duvidosa qualidade do ambiente construído disponibilizado para o corpo nas grandes cidades.

A consciência do modo como temos operado sobre a natureza, através da utilização de pesadas tecnologias de produção do espaço, tem como conseqüência na contemporaneidade, uma reavaliação do conceito de paisagem. Este conceito, expandido, tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento, levando a reavaliação também dos conceitos de espaço, território, urbanismo e paisagismo.

Sobre o minstrante:
DANIEL ACOSTA defendeu, em 2005, Doutorado em Artes Plásticas, na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, com orientação de Carmela Gross. Vem realizando desde meados dos anos 90 importantes exposições individuais e coletivas, como “Panorama da Arte Brasileira” (2000, 1999), Bienal Internacional de São Paulo – SP (2002) ARCO, stand Casa Triângulo, Madrid, Espanha (2003, 2002, 1997) II Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre – RS (1999) e “Projeto Macunaíma 92”, IBAC – FUNARTE, Rio de Janeiro – RJ (1992). Também possui obras em importantes coleções públicas, como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e de São Paulo (MAM-SP). Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre.

Pré-inscrição até dia 19 de julho de de 2006
A oficina é gratuita, mas possui vagas limitadas. Quem estiver interessado em participar, deve encaminhar os seguintes dados para o Museu Victor Meirelles:
1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Por que deseja participar desta oficina?
8. Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?
9. Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu ?
10. É associado da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

O pedido de inscrição pode ser enviado para o email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou entregue diretamente no Museu (Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis – SC) até o dia 19 de julho de 2006.

Esta oficina faz parte da programação do Projeto Agenda Cultural 2006, contando com o patrocínio da Caixa Econômica Federal através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.