Impressão 3D – Potencialidades de uma Revolução Tecnológica

3D

O Museu Victor Meirelles recebe na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, mais uma reunião aberta do grupo Os Lunáticos de palestras e debates científicos.

O encontro acontece na Sala Multiuso do Museu, no terceiro andar do prédio anexo, e o tema desta reunião é a Impressão 3D, assunto cada vez mais presente nos noticiários, não só no campo das evoluções tecnológicas, mas também das artes, da indústria e da medicina.

Diferentemente dos formatos anteriores, desta vez na reunião d’Os Lunáticos haverá uma mesa, onde três expositores falarão sobre o tema e conversarão com a plateia, respondendo perguntas e mediando as intervenções, como já é de praxe nas reuniões do grupo.

Os convidados desta edição são Eduardo Beltrame, Thomaz Borges e Diego de los Campos, todos ligados de diversas maneiras ao tema da impressão 3D, cada um na sua área de atuação.

Eduardo Beltrame é técnico em eletrônica pelo Instituto Federal de SC e aluno de química da UFSC, onde trabalhou com matemática, biologia molecular e química computacional. Estudou por um ano na Brandeis University, nos EUA, onde trabalhou com neurociência e biofísica. Eduardo falará sobre a sua experiência naquela universidade, onde foi presidente do Clube de Impressão 3D da instituição. Também trabalhou com desenvolvimento de material didático, montando, consertando e testando impressoras.

Thomaz Borges é engenheiro mecânico com doutorado em energias renováveis. Desde 1991 trabalha como pesquisador e empresário no desenvolvimento tecnológico de equipamentos para aproveitamento de energia renovável e conservação de energia. Thomaz e Diego de los Campos, o terceiro convidado, falarão sobre a história e o conceito da tecnologia de impressão 3D, da cultura maker e do processo de criação de objetos utilizando a impressão 3D, desde a ideia inicial, passando pelos softwares open source disponíveis e as estratégias técnicas para a impressão.

Diego de los Campos é formado pela Faculdade de Artes da Universidade da República, no Uruguai. Desde 1999 no Brasil participa regularmente de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. Sua área de atuação é animação, fotografia e instalação cinética, cujos trabalhos compõem atualmente uma exposição itinerante em Santa Catarina, em parceria com a rede Sesc. Um dos criadores do Coletivo Artístico Nacasa, Diego vai abordar a sua experiência com a impressão 3D voltada para o trabalho artístico, mostrando exemplos em fotografias e trabalhos ao vivo.

3DC

A impressão 3D brevemente terá um papel revolucionário na maneira como se fabricam as coisas, inclusive no nosso dia a dia. Suas potencialidades, as tecnologias aplicadas, assim como as ferramentas que todos precisamos conhecer para tomar parte nessa revolução são os pontos a serem abordados neste encontro.

Ao final das exposições a plateia será convidada a discutir as tecnologias que devem continuar revolucionando o mercado nos próximos anos, incluindo impressão de componentes de metal para equipamentos de alto desempenho e o bioprinting, que promete imprimir até órgãos inteiros para usos médicos.

Os Lunáticos

Seguindo a tradição das sociedades científicas do passado, quando a ciência era realmente movida pela curiosidade e pelas inquietudes intelectuais, o grupo foi fundado com inspiração na Sociedade Lunar, uma espécie de confraria criada na cidade de Birmingham, na Inglaterra.

O então clube de discussão e sociedade científica informal era composto por importantes industrialistas, filósofos naturais e intelectuais que se reuniam regularmente naquela cidade inglesa, entre os anos de 1765 e 1813. Inicialmente o nome do clube era Círculo Lunar até que, em 1775, adotou-se o nome de Sociedade Lunar devido ao fato de seus membros reunirem-se somente nos períodos de lua cheia, quando a maior luminosidade tornava o regresso para casa mais fácil e seguro na ausência de iluminação pública.

A mesa Impressão 3D: Potencialidades de uma Revolução Tecnológica, uma realização conjunta com grupo Os Lunáticos, é uma atividade do projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

Fotos do encontro:

Reunião aberta do grupo Os Lunáticos