II Ciclo de História da Arte – O que é isso Companheiro??? É ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA!!!

com a Profa. Dra. Maria Luisa Távora (EBA – UFRJ)

nos dias 25, 26, 27 de agosto de 2004, das 14h30 às 17h30.

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, o Museu Victor Meirelles, dentro das atividades da Agenda Cultural 2004, promoverá o primeiro módulo do II Ciclo de História da Arte Brasileira. O curso será ministrado pela profª. Drª. Maria Luisa Luz Távora e propõe um estudo da produção artística brasileira contemporânea da passagem dos anos 70 ao ano de 2004, abordando as principais questões no processo de elaboração da arte contemporânea: desconstrução de conceitos. A crise da arte retiniana moderna – operações duchampianas- da aparência à concepção.

Experiências brasileiras: novas modalidades de articulação entre artista / obra e obra / fruidor. O estranhamento generalizado pela diluição do campo próprio da arte. Conexão arte / vida. Refração da experiência cotidiana. Presença crítica da obra. Reativação do sentido processual: o virtual, o efêmero, o erótico. Manifestações híbridas. Estratégias de arte pública. Reinvenção de suportes para a pintura.

Ministrante: Maria Luisa Luz Tavora, professora de História da Arte e diretora da Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente no Museu Victor Meirelles, nos dias 19 e 20 de agosto, das 13h às 18h. As vagas são limitadas (30 vagas), por ordem de chegada. Preferência a estudantes e profissionais da área e afins, arquitetos, artistas, professores e outros.

Agosto - cartaz2