Lançamento de livros no Museu Victor Meirelles

Como parte das comemorações dos 60 anos de sua criação, o Museu Victor Meirelles abre espaço na sua Agenda Cultural, no próximo dia 23 de novembro, às 19 horas, para o lançamento de três livros.   Dois deles são do poeta Manoel Ricardo de Lima, Jogo de Varetas e As Mãos, ambos pela Editora 7Letras, do Rio de Janeiro e o terceiro título é Arquivo Debilitado – o Gesto de Evandro Affonso Ferreira, de Júlia Studart, pela Dobra Editorial, de São Paulo.

livros

Júlia Studart é poeta e pesquisadora de pós-doutorado UNICAMP com pesquisa sobre literaturas de língua portuguesa, teorias da arte e política a partir do trabalho de Nuno Ramos. Doutora em Teoria Literária pela UFSC / Universidade Nova de Lisboa.

Sobre a autora Sérgio Medeiros escreve que “este livro de Júlia Studart, uma das mais talentosas e sensíveis ensaístas que li ultimamente, discorre sobre literatura e arte, enfocando aquilo que, nessas duas práticas artísticas, se está fazendo de melhor hoje no Brasil. De melhor e mais instigante.”

Manoel Ricardo de Lima é poeta e professor adjunto de Literatura Brasileira, pela UNIRIO. Nas palavras de Veronica Stigger, que assina o prefácio de Jogo de Varetas, “seus personagens estão ou se sentem deslocados, como se ainda não tivessem se encontrado ou encontrado seu lugar no mundo. Por vezes, parecem não saber nem mesmo quem são; o próprio nome lhes foge: “O meu nome eu não sei, ao menos não consigo lembrar agora”, afirma o narrador de “Sertão”.

Para Verônica, “contar uma história, a tarefa a que os personagens de Manoel Ricardo de Lima se agarram, é forjar uma possibilidade de vida. A narração proporciona, em certa medida, uma reinvenção de si, a partir da transformação do eu num outro – e do impossível em novamente possível.”

Com a presença dos dois autores, os livros estarão disponíveis também para venda, durante o evento de lançamento, que acontece na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles, com entrada gratuita.

Fotos do evento:

Lançamento de Livros