Amplificador de Idéias: um encontro com a pesquisa

com Claudia Zimmer

amplificador_peqDia 11 de setembro de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
14h às 16h

O Amplificador de Idéias do Museu Victor Meirelles é o canal para a divulgação das pesquisas na área das artes, da educação, da memória e do patrimônio. Na sua segunda edição, a professora Claudia Zimmer (UDESC) apresentará a dissertação intitulada “Meia paisagem e meia: algumas considerações sobre o semi-visivel”, defendida em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do professor Dr. Hélio Fervenza.

Resumo da dissertação:
A pesquisa tece considerações acerca da produção de fotografias de paisagens que são parcialmente obstruídas por excessiva luz ou por uma névoa escura que paira sobre elas. As fotos podem também apresentar certa ausência de nitidez, que se traduz em uma dificuldade de discernimento de contornos, contrastes e limites entre objetos. Estas questões são investigadas a partir da percepção da paisagem, de suas concepções, e de como é administrado o visível nas fotografias realizadas, ou seja, como as intervenções sobre estas interferem no que é visto. Frente a isto, procura-se analisar as noções de visibilidade e não-visibilidade, recorrendo-se, nestes casos, ao conceito de semi-visível. Este conceito é empregado para designar o jogo existente entre o que se pode ver e reconhecer e uma parte que interrompe o acesso ao que seria reconhecível nas referidas fotografias.

Sobre a pesquisadora:
Claudia Zimmer é artista plástica e professora. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa Veículos da Arte (UFRGS) e o grupo de pesquisa Rosa dos Ventos (UDESC).

A entrada é livre e gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 50 pessoas. O público-alvo são estudantes, artistas, professores, entre outros interessados. O certificado será emitido ao final de cada semestre (serão 4 encontros por semestre) para aqueles que possuírem 75% de frequência no total das atividades.

—————————————————————
O quê: “Amplificador de ideias: um encontro com a pesquisa”, com a professora Claudia Zimmer.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 11 de setembro, carga horária de 02h/a (certificados serão emitidos ao final do semestre para aqueles obtiverem 75% de freqüência na programação do “Amplificador de ideias: um encontro com a pesquisa”).
Quanto: Gratuita.