Workshop Processos Alternativos – A Impressão Fotográfica como Arte com Leonardo Bittencourt e Sérgio Sakakibara

O Museu Victor Meirelles realiza na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, às 18 horas, o Workshop Processos Alternativos – A Impressão Fotográfica como Arte.

Platinotipia de Leonardo Bittencourt

O objetivo do curso é apresentar as perspectivas de uso das diferentes técnicas da fotografia química na atualidade, com destaque para a impressão com platina e paládio, procedimento que permite a obtenção de cópias de altíssima qualidade e grande durabilidade.

A técnica não é muito disseminada no Brasil, portanto será abordado também o aspecto histórico dos processos, assim como o uso adequado de técnicas de fotografia química no ensino da fotografia.

Os ministrantes são os fotógrafos Leonardo Bittencourt e Sérgio Sakakibara. Leonardo é impressor e proprietário do Studio Ritratto, onde desenvolve um trabalho voltado exclusivamente aos retratos. Nos últimos cinco anos vem realizando trabalhos na área documental e de natureza. Pesquisador de processos clássicos de impressão como Van Dyke, Papel Salgado, Kallitype e, em especial, a impressão com platina e paládio, Leonardo realiza com certa frequência workshops e oficinas sobre processos clássicos de impressão.

Sérgio possui graduação em Artes Plásticas – Fotografia pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também foi professor substituto de fotografia. É analista técnico em gestão cultural/artes visuais da Fundação Catarinense de Cultura, trabalhando como professor nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em fotografia, pesquisa em processos histórico-alternativos, catalogação e informatização de acervos.

O Museu Victor Meirelles está funcionando na sede provisória que fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro, em Florianópolis. Não é preciso fazer inscrição para o Workshop e a entrada é gratuita.

Fotos do Workshop: