INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

22° Encontro do Grupo de Estudos Política de Acervos

Patrimônio Cultural Imaterial: Reconhecimento e Salvaguarda
palestra com Regina Helena Santiago

Inventário de Referências Culturais – Comunidades Negras – São Roque. IPHAN/SC
Inventário de Referências Culturais – Comunidades Negras – São Roque. IPHAN/SC

O 22° Encontro do Grupo de Estudos Política de Acervos acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de novembro, às 16 horas, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A convidada desta edição é a historiadora Regina Helena Santiago, responsável pela Área de Patrimônio Imaterial do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina.

O título da sua palestra é Patrimônio Cultural Imaterial: Reconhecimento e Salvaguarda. A proposta é apresentar a atuação do estado brasileiro com relação ao Patrimônio Cultural de natureza imaterial e os instrumentos de documentação e reconhecimento de bens culturais intangíveis, como o Registro como Patrimônio Cultural do Brasil.

Regina Helena Santiago possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como técnica em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e atualmente é historiadora do Iphan em Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

O Grupo de Estudos Política de Acervos, iniciado em novembro de 2011, tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. A iniciativa surgiu do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua própria política, uma vez que uma recente coleção de arte contemporânea, a qual tem sugerido novos possíveis sentidos para o museu, soma-se à coleção de estudos e esboços do artista Victor Meirelles de Lima.

Além de aumentar a rede de estudantes ou profissionais da Museologia participantes, o grupo busca a realização de publicações e de eventos para alcançar profissionais que atuam nos museus também de pequeno porte e/ou fora dos centros que circulam as principais informações.

O 22º Encontro é uma continuidade dos eventos realizados desde 2012, que tem como objetivo reunir especialistas e fomentar o debate entre profissionais na área de patrimônio, professores e estudantes sobre política e gestão de acervos em museus.


Fotos do Encontro:


Patrimônio Cultural Imaterial: Reconhecimento e Salvaguarda
palestra com Regina Helena Santiago
Grupo de Estudos Política de Acervos
Dia 4 de novembro de 2015, às 16 horas
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis, SC
Informações:  48 3222-0692 / mvm@museus.gov.br
Entrada Gratuita