INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

n. 5 – Editorial

Revista Eletrônica um ponto e outro nº 05 – Renata de Andrade

Revista do programa de exposições do Museu Victor Meirelles

Editorial

A quinta edição da revista eletrônica “um ponto e outro” é dedicada ao trabalho de Renata de Andrade, que abre a mostra individual gratis, no dia 20 de junho de 2007, no Museu Victor Meirelles.

Renata de Andrade, artista brasileira que reside em Amsterdã desde 1989, apresenta nesta exposição instalações e assemblages criadas com lixo coletado em Florianópolis, além de pinturas e trabalhos em graffiti. Os trabalhos realizados dentro e fora do museu, que dialogam com o espaço e entre si, são composições onde os objetos vêm e vão – da rua para o museu, do museu para a rua, do público ao privado e vice versa, “sendo essa a própria natureza do lixo” como afirma a artista.

Nesta edição, a revista “um ponto e outro” conta com uma entrevista de Renata para a equipe por email, antes de sua chegada ao Brasil e textos de Ricardo Resende e J. M. Correa que acompanham a trajetória da artista. Ao longo da exposição, a revista também contará com outras contribuições como textos de Maria Salete Borba, Silvana Macedo e Aline Dias.

Para “diálogo”, foram convidados os artistas Carlos Asp, Marcos Sari e Hugo Houayek, que propôem uma série de relações e embates com a obra de Renata de Andrade.

Na seção de atividades, as educadoras Janaí de Abreu e Cláudia Holleben desenvolvem uma série de atividades, questões e referências para dialogar com o professor que visita a exposição.

O site ainda apresenta referências de links e currículo para auxiliar a pesquisa sobre a artista e um banco de imagens do projeto para esta exposição e uma documentação de trabalhos anteriores. Além disso, durante o período da mostra, o banco de imagens será atualizado com vistas da exposição e do processo de montagem.