Mostra Entrelaços tem Novas Obras em Exposição

Cabeça de Homem - Victor Meirelles - sem data óleo sobre tela - 45,8 x 38,0 cm – Acervo MVM
Cabeça de Homem – Victor Meirelles – sem data
óleo sobre tela – 45,8 x 38,0 cm – Acervo MVM

O Museu Victor Meirelles vai trocar algumas obras da exposição Entrelaços a partir do dia 17 de dezembro, próxima terça-feira. Por ser uma exposição de longa duração algumas obras, principalmente as de suporte em papel, não podem ficar por muito tempo expostas por questões de conservação, conforme preconiza as normas relativas ao campo da museologia.

São 13 novas obras que estarão expostas, substituindo trabalhos tanto de Victor Meirelles como de artistas contemporâneos, todos eles compondo a curadoria da mostra sem qualquer alteração em suas temáticas, pois foram selecionados dentro da mesma linha definida nos módulos previamente nomeados, que são Introdução, Retratos, Paisagens e Vestígios do Tempo.

Assim, as obras que deixam a mostra retornam para a reserva técnica, que é um local de guarda dentro dos museus, justamente de onde saíram as que passam agora a ser expostas. Dotada de controle ambiental como luz, temperatura, umidade, poluição e ataque biológico, a reserva técnica protege o acervo em relação aos elementos que promovem a degradação material das estruturas físico-químicas dos elementos que compõem os objetos das coleções. É o espaço utilizado para o armazenamento das peças do acervo de um museu, quando estas não estão em exposição.

A mostra Entrelaços, foi aberta no dia 29 de maio de 2013, destacando as relações do pintor catarinense Victor Meirelles com o seu tempo. Tanto pelo seu período de aprendizado quanto pelas influências dos artistas de sua época, a obra de Victor Meirelles se entrelaça com a experiência da Academia, e seus exercícios de prática, enquanto busca também se efetivar e se consolidar a partir de seu processo criativo e suas dimensões técnicas.

Trata-se de um novo olhar sobre a vida e a obra de Victor Meirelles, ao mesmo tempo em que apresenta os diálogos com obras de artistas modernos e contemporâneos. A proposta da exposição é estimular o encontro de novos sentidos, correspondências e singularidades. Na medida em que se evidencia o incansável aprendiz por trás do pintor consagrado, renova-se o olhar sobre a sua obra, resgatam-se os vínculos, abrem-se as perspectivas interpretativas, e o artista se apresenta em sua dimensão humana. Em um diálogo com a produção moderna e contemporânea, as obras do século XIX ganham novos contornos e possibilitam diferentes leituras sobre a Arte e o processo artístico.

Mais do que apenas cumprir o seu papel no sentido da conservação do acervo, o Museu Victor Meirelles, com a permuta ora promovida, possibilita ao visitante apreciar periodicamente novas obras deste artista catarinense e, de tempos em tempos, revisitar toda a sua produção.

Entrelaços
Exposição de longa duração