Hipermídia e Cibercultura com Sílvia Quevedo

Hipermídia e Cibercultura:
Desafios da Arte na Mídia Convergente
com Sílvia Regina Pochmann de Quevedo

Esta oficina será realizada em três dias, de 11 a 13 de dezembro, das 14 às 18 horas, e será ministrada pela professora Sílvia Regina Pochmann de Quevedo. A oficina Hipermídia e Cibercultura: Desafios da Arte na Mídia Convergente propõe refletir, debater e realizar atividades que contemplem o conhecimento e a arte como processos cognitivos dos indivíduos e grupos sociais frente aos recursos comunicacionais da tecnologia, na era da cibercultura.

Com o objetivo de fomentar uma visão crítica e reflexiva da arte no contexto das novas tecnologias digitais, a oficina aborda a relação da arte com os novos meios de vida permeados pela comunicação instantânea, pela rapidez da informação, pela possibilidade de intervenção e criação de novas informações, levando em conta que a hipermídia desconstrói a linearidade imposta pela escrita e abarca a lógica de redes de conexões.

online hacker attack

Sílvia Regina Pochmann de Quevedo é jornalista e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolve pesquisa sobre Mídias Digitais e Inclusão. Tem experiência profissional nas áreas de edição, desenvolvimento, análise de conteúdo e discurso. Docente do ensino superior, atuou com as seguintes disciplinas: Redação Jornalística; Técnicas de Pesquisa e Reportagem; Jornalismo Popular, Político, Sindical e Jornalismo Online. Mais recentemente, com as áreas de Sistemas de Informação e Comunicação Organizacional.

A programação da oficina Hipermídia e Cibercultura: Desafios da Arte na Mídia Convergente parte da estruturação em que o estudo da cibersociedade é aplicado a cinco eixos: cibercidades (novo urbanismo, e-gov, smart cities, desterriorialidade, ciberdemocracia); redes sociais (tecnologias, plataforma e comportamento); acessibilidade e inclusão (inclusão e exclusão das TIC, tecnologia assistiva); conhecimento e cibercultura. Para tanto, ampliando-se o eixo Cibercultura, o foco dos trabalhos estará centrado nos temas Linguagem e Discurso, Serviços orientados à Cibersociedade, Coocriação (criação conjunta) e Arte, e Aplicações de cunho social.

ciber2

Cronograma:

Dia 11/12

• Exposição sobre as bases fundantes de linguagem e discurso em uma perspectiva semiótica. Hipermídia, narrativas, construção de textos. Atividade coletiva: técnicas de criatividade, como “Dicionário Inventivo”, “Teatro dos Antônimos”, “Café Filosófico” e análise de discurso.

Dia 12/12

• Cibersociedade: Exposição teórica. Atividade prática com técnica de criatividade: “Seis chapéus”.

Dia 13/12

• Coocriação e arte. Aplicações de cunho social: Bricolagem.

Fotos da oficina:

Oficina Hipermídia e Cibercultura: Desafios da Arte na Mídia Convergente, com Sílvia Regina Pochmann de Quevedo
de 11 a 13 de dezembro, das 14 às 18 horas
Inscrições pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br