1° Seminário de Política de Acervos

Museu Victor Meirelles promove 1º Seminário Política de Acervos

O Museu Victor Meirelles realiza na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, o 1º Seminário Política de Acervos. O encontro será realizado no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina/ Academia Catarinense de Letras, no Centro de Florianópolis, na Av. Hercílio Luz nº 523.

Entre os objetivos do Seminário estão estimular reflexões e debates sobre os processos de formação, gestão e uso dos acervos públicos de bens culturais na atualidade, dialogar sobre os critérios éticos e profissionais concernentes à elaboração de Políticas de Acervos pelos museus e, também, refletir sobre a relação entre museu e comunidade nos processos de aquisição e descarte de coleções museológicas.

A realização do 1º Seminário Política de Acervos é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Política de Acervos, uma iniciativa promovida pelo Museu Victor Meirelles desde o final de 2011. Além de discutir temas recorrentes nas reuniões de estudos do Grupo, o Seminário visa também ampliar o número de seus participantes, transformando-o em um fórum contínuo de diálogos sobre o assunto.

2PoliticaAcervos

Os temas propostos no Seminário serão apresentados nas mesas e, ao final de cada uma, está previsto um debate. A primeira mesa terá como tema Política de Acervos para o Século XXI, que será abordado pelo historiador José Neves Bittencourt, mestre em História Social e doutor em História, ambos pela Universidade Federal Fluminense.  Atualmente Bittencourt é pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Superintendência de Minas Gerais, e presta serviço como pesquisador no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

A segunda mesa estará sob a direção do curador Giancarlo Hannud, com o tema Museus de Arte e Políticas de Acervo. Giancarlo Hannud é bacharel em Artes Plásticas pela Slade School of Fine Art e mestre em História Cultural e Intelectual pelo Warburg Institute, de Londres. É curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atuou como assistente de curadoria nas bienais de Veneza (2009) e de São Paulo (2008), além de ser autor de inúmeros artigos em publicações de arte, nacionais e internacionais.

A programação do 1º Seminário Política de Acervos prevê ainda um debate com o tema A Política de Acervos do Museu Victor Meirelles.  Apresentado pelo historiador e curador Fernando Boppré, coordenador da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, o debate contará com as presenças dos palestrantes Giancarlo Hannud e José Neves Bittencourt, além das participações de Rosana Nascimento e Aline Dias, convidadas também para atuar como debatedoras nas mesas temáticas.

Rosana Nascimento é museóloga, mestre em Educação e doutora em História, todos os títulos pela Universidade Federal da Bahia. Concursada para o Departamento de Museologia da UFBA foi redistribuída, em 2009, para o Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é colaboradora do Ministério da Cultura do Brasil e da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa, Portugal.

Aline Dias é artista plástica e pesquisadora. Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como chefe de serviço no Museu Victor Meirelles e foi coordenadora do Projeto Agenda Cultural da mesma instituição. É pesquisadora na área de Artes Visuais, com ênfase em arte contemporânea, intervenções nos espaços expositivos e publicações de artistas.

No encerramento do Seminário acontece o Lançamento da revista eletrônica Ventilando Acervos. A revista, idealizada pelos participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos para desenvolver, reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus, objetiva ainda auxiliar os museus a elaborar as suas próprias Política de Acervos, disseminando experiências e práticas já adotadas.  O site da revista é ventilandoacervos.museus.gov.br e o do Grupo de Estudos é politicadeacervos.wordpress.com .

3PoliticaAcervos

O 1º Seminário Política de Acervos tem o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  As vagas são gratuitas, porém limitadas à capacidade do auditório, que é de 120 lugares.  Mais informações pelo telefone 48 3222-0692 ou pelo e-mail reva@museus.gov.br.

Programação:

1° Seminário de Política de Acervos
Museu Victor Meirelles/IBRAM
20 de setembro de 2012
Apresentação do Seminário “O Grupo de Estudos Política de Acervos”
Lourdes Rossetto (Museu Victor Meirelles/IBRAM) e Rafael Muniz de Moura (Museu Victor Meirelles/IBRAM)10h00
Palestra “Política de Acervos para o Século XXI”
Palestrante: José Neves Bittencourt (IPHAN/MG)
Debatedora: Rosana Nascimento (UFSC)

Almoço

Palestra “Museus de Arte e Políticas de Acervo”
Palestrante: Giancarlo Hannud (Pinacoteca de São Paulo)
Debatedor: Aline Dias

Intervalo

Debate “A Política de Acervos do Museu Victor Meirelles”
Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles)
Debatedores: José Neves Bittencourt (IPHAN/MG) / Rosana Nascimento (UFSC) / Giancarlo Hannud (Pinacoteca de São Paulo) / Aline Dias

Lançamento da Revista Eletrônica Ventilando Acervos
Rita Matos Coitinho (Museu Victor Meirelles/IBRAM)

Estação da Música

Apresentação de música erudita. A atividade será realizada no Museu Victor Meirelles – Rua Victor Meirelles, nº 59, Centro – Florianópolis, SC.

1PoliticaAcervos

Fotos do evento: