Infra-Estruturas Emergentes no Sistema da Arte no Brasil

neivargas

Infra-Estruturas Emergentes no Sistema da Arte no Brasil: Plataformas Museológicas de Corporações Bancárias, Produtores Culturais e Curadores

com Nei Vargas da Rosa

04 de julho de 2008 às 15h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

A palestra que Nei Vargas da Rosa apresentará no Museu Victor Meirelles trata de um modelo de gestão e funcionamento no sistema da arte, tomando por base a emergência de novos elementos surgidos no cenário político-cultural no Brasil a partir dos anos oitenta. Nesse sentido, analisa a maneira como o Itaú Cultural, em São Paulo, e do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, e um grupo de produtores e curadores desempenham suas funções no destino de artistas e obras no contexto da história da arte na contemporaneidade. O objetivo é mostrar como o regime de eventos passou a vigorar no sistema, influenciado pela ação do Estado e das infra-estruturas emergentes, responsáveis pela circulação e visibilidade da produção artística.

Nei Vargas da Rosa é Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV/UFRGS. Foi diretor do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e coordenador da Ação Educativa do Santander Cultural.

O quê: Infra-Estruturas Emergentes no Sistema da Arte no Brasil
Quando: 04 de julho de 2008 às 15h