INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Semana de Conservação de Bens Culturais do Museu Victor Meirelles

Oficina de gestão de riscos para o patrimônio cultural, 
com José Luiz Pedersoli Júnior

Oficina de conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, 
com Cláudia Carvalho

Fotografia da sala de exposições de longa duração do Museu Victor Meirelles  com intervenção na imagem de Helga Maria Lima Azevedo
Fotografia da sala de exposições de longa duração do Museu Victor Meirelles com intervenção na imagem de Helga Maria Lima Azevedo

De 22 a 26 de novembro de 2010
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles em continuidade a sua política de conservação preventiva de bens culturais promoverá a Semana de Conservação de Bens Culturais. A programação contemplará duas oficinas teóricas voltadas para a capacitação de profissionais do setor.


Oficina 01 – Gestão de riscos para o patrimônio cultural, com José Luiz Pedersoli Júnior
22 e 23/11, segunda e terça-feira, 14 às 18h 
(20 vagas – preferencial para funcionários do Museu Victor Meirelles e de outras instituições museológicas locais)

Ementa: 
O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para otimizar a tomada de decisões dirigidas à conservação do patrimônio cultural. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco, desde eventos emergenciais e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais lenta e contínua. A partir da identificação e análise desses riscos, é possível estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigá-los. Estratégias sustentáveis podem então ser estabelecidas para minimizar impactos negativos sobre o objetivo de transmitir o patrimônio cultural para as gerações futuras com a menor perda de valor possível. Ao final da oficina, os participantes serão capazes de reconhecer a importância do gerenciamento de riscos nas tomadas de decisão em conservação, identificar, analisar e avaliar riscos específicos relevantes em um dado contexto. Além disso, estarão aptos a desenvolver e analisar opções de tratamento de riscos. Os participantes terão uma noção consistente da metodologia adequada para aplicar o gerenciamento de riscos ao patrimônio cultural.

Sobre o ministrante:
José Luiz
 Pedersoli Júnior é bacharel em química pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em química de polímeros, com ênfase em materiais celulósicos e aplicações na área da conservação patrimonial, pela Universidade de Helsinki, Finlândia. Possui experiência profissional na área da ciência dos materiais aplicada à preservação patrimonial, mais especificamente à conservação de acervos de papel e materiais relacionados, com vários trabalhos científicos publicados em revistas especializadas. Foi cientista da conservação no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural, em Amsterdã, entre 1997 e 2003, e no ICCROM – Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural, em Roma, entre 2005 e 2008. Desenvolveu cursos nacionais e internacionais voltados à capacitação profissional no setor patrimonial. Membro do conselho editorial da revista Restaurator – International Journal for the Preservation of Library and Archival material.


Oficina 02 – Conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, com Cláudia Carvalho
25 e 26/11, quinta e sexta-feira, das 14 às 18h (40 vagas)

Ementa:
A oficina apresentará uma abordagem estratégica do gerenciamento ambiental para preservação das coleções, discutindo os fatores que definem um ambiente para preservação e de que forma eles se relacionam, a luz dos princípios da conservação preventiva. Será destacado o papel do edifício como principal barreira para as agressões do clima, assim como serão analisadas as soluções de projeto sustentáveis para o controle do clima interior em regiões tropicais.Será utilizado como estudo de caso o sistema de controle climático da Biblioteca da Fundação Casa Rui Barbosa. Em discussão os tópicos “O edifício e o clima”, “Materiais nos edifícios e nas coleções: a deterioração ambiental das coleções”, “Aspectos gerais da conservação preventiva: o ambiente construído X o ambiente humano”, “Gerenciamento ambiental”.

Sobre a ministrante:
Claudia Carvalho
 é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre pelo PRO-ARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em Preservação da Arquitetura Moderna no ICCROM – International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property e Conservação Preventiva no Centre for Sustainable Heritage – University College London. É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É membro do grupo de pesquisa Museu Casa – Memória, Espaços e Representações (CNPQ-FCRB), coordenando a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para edifícios históricos que abrigam coleções. Tem ministrado palestras e cursos, organizado seminários e oficinas, prestado consultoria a várias instituições e publicado textos relacionados à preservação do patrimônio cultural, preservação da arquitetura moderna, arquitetura e preservação integrada de edifícios que abrigam coleções, conservação preventiva e adequação ambiental.


Pré-inscrição até 18 de novembro de 2010.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo profissionais da conservação de bens culturais, museólogos, professores e estudantes de áreas afins. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de novembro de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 19 de novembro. Os critérios para a seleção nas oficinas são de responsabilidade da equipe técnica do Museu Victor Meirelles.

Assinale o(s) número(s) da oficina que você deseja participar: 
[ ] 01 – Gestão de riscos para o patrimônio cultural, com José Luiz Pedersoli Júnior
[ ] 02 – Conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, com Cláudia Carvalho
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.


Fotos das oficinas:


Semana de Conservação de Bens Culturais do Museu Victor Meirelles
Oficina de gestão de riscos para o patrimônio cultural, com José Luiz Pedersoli Júnior
Oficina de conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, com Cláudia Carvalho
De 22 a 26 de novembro de 2010
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles