Exposição A Cada Peça um Universo

A Cada Peça Um Universo: A Construção De Uma Coleção De Arte

Programação cultural e educativa

1. Programa “Diálogos com a Desterro”

Faça parte da exposição

Um convite: você pode fazer parte da exposição. Para tanto, basta trazer para nós (todas as imagens serão devolvidas) ou enviar por e-mail uma imagem que seja um registro de Florianópolis ou de Nossa Senhora do Desterro. Ela também pode ter sido feita por você. Todas as imagens serão expostas no monitor que se encontra na sala de exposições para este fim. Afinal, fazer circular imagens, hoje em dia, não é mais apenas um ofício dos artistas.

{ Envie sua imagem para mvm.acervo@museus.gov.br ou a traga pessoalmente }

Núcleo em movimento

No núcleo “Diálogos com a Desterro”, um grupo de peças será exposto e trocado por outro ao longo do período da exposição.

{ Para conferir as datas das mudanças, acesse o blog do Museu }

2. Oficina educativa

A Ação Educativa irá coordenar uma oficina intitulada “Arquivo Aberto”. Essa oficina buscará promover produções artísticas de alunos da rede de ensino fundamental das escolas públicas e particulares de Florianópolis, através da realização de trabalhos que expressem paisagens da Ilha de Florianópolis. Neste sentido, procurar-se-á que os alunos observem o significado de se produzir imagens, atentando ao potencial destas como relato histórico diante das mudanças dinâmicas sofridas pelas vistas da cidade a cada ano. Pretende-se que os estudantes, dessa forma, experimentem percepções diferenciadas da paisagem urbana em que vivem. As imagens produzidas pelos estudantes também irão integrar o núcleo “Diálogos com a Desterro”.

3. Programa “Encontro com a Artista”

O Museu propõe um encontro com Jandira Lorenz que possui duas peças na Coleção XX/XXI (sendo que uma delas, “ “, encontra-se exposta). O primeiro, com Jandira Lorenz.

{ Dia 3 de abril, às 18h30, convidamos você a ouvir e conversar com a artista }

4. Grupo de Estudos sobre Políticas de Acervos

O Museu Victor Meirelles mantém alguns grupos de estudos. Um deles é coordenado pelo Programa de Acervos e tem por objetivo a pesquisa de políticas de acervos de instituições brasileiras e internacionais bem como de assuntos aproximados em termos museológicos. Tal grupo tem por objetivo subsidiar a Política de Acervos do Museu Victor Meirelles que deverá ser lançada no aniversário de 60 anos da instituição, em 15 de novembro de 2012. Tal documento norteará o processo de aquisição e descarte de peças das coleções do Museu Victor Meirelles.

{ Para conhecer melhor as diretrizes e participar do Grupo, acesse o blog http://politicadeacervosmvm.blogspot.com }

Fotos da exposição:

Informações práticas