Os Panoramas Perdidos de Victor Meirelles

Vista de Desterro, atual Florianópolis (detalhe), ca 1846, aquarela sobre papel, 36,4x61,8 cm, acervo Museu Victor Meirelles.
Vista de Desterro, atual Florianópolis (detalhe), ca 1846, aquarela sobre papel, 36,4×61,8 cm, acervo Museu Victor Meirelles.

Os Panoramas Perdidos de Victor Meirelles

com Mário César Coelho

Inscrições prorrogadas até o dia 17 de agosto!!!

18 e 19 de agosto de 2008 das 14h às 17h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Na semana de 18 a 22 de agosto de 2008, o Museu Victor Meirelles oferecerá uma programação especial em comemoração ao aniversário de 176 anos do nascimento do pintor.

Nos dias 18 e 19 de agosto, Mário César Coelho ministrará a ofcina teória: Os Panoramas Perdidos de Victor Meirelles baseado na tese de doutorado defendida em 2007 no Programa de Pós-Graduação em História na UFSC. O Panorama é uma forma de pintura exposta numa arquitetura circular – chamada de rotunda, especialmente projetada para este fim e que foi muito popular no século XIX, mas acabou não tendo muita legibilidade na história da pintura. Ao optar por realizar Panoramas, Meirelles seguiu a tendência de uma pintura monumental que mantinha, de alguma maneira, uma relação com o gênero histórico e a longa tradição da pintura de paisagem.

1ª parte:
Arquitetura de Panoramas no século XIX
Temas dos Panoramas: paisagens e batalhas
Meirelles: um pintor de Panoramas
Panorama circular do Rio de Janeiro

2ª parte:
Panorama circular do Rio de Janeiro no Brasil
Panorama da Revolta da Armada
Panorama do Descobrimento do Brasil
Os Panoramas perdidos

Sobre o ministrante: Mário César Coelho, arquiteto, professor do Departamento de Expressão Gráfica e credenciado ao Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.

Inteiramente gratuito, tem como público-alvo estudantes, críticos, pesquisadores, artistas, jornalistas e demais interessados pelo tema. A carga horária do curso é de 06h/a distribuídas em duas tardes das 14h às 17h. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.

Pré-inscrição prorrogada até 17de agosto de 2008

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 17 de agosto de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.